Acessibilidade / Reportar erro

Medição do diâmetro da bainha do nervo óptico por ultrassonografia em pacientes com hipertensão intracraniana idiopática

Resumo

Antecedentes:

A hipertensão intracraniana idiopática (HII) é primariamente um distúrbio de mulheres jovens obesas caracterizado por sintomas e sinais associados à pressão intracraniana elevada na ausência de uma lesão ocupante de espaço.

Objetivo:

Comparar o diâmetro médio da bainha do nervo óptico (ONSD) medido por ultrassonografia (USG) em pacientes com hipertensão intracraniana idiopática (HII) e indivíduos normais e saudáveis.

Métodos:

Estudo prospectivo. Noventa e sete participantes com idade entre 18-80 anos foram divididos em dois grupos: pacientes com HII (n=47) e o grupo controle (n=50). O ONSD foi medido por ultrassonografia com uma sonda de 10 MHz. O ONSD foi medido 3 mm atrás do disco óptico. A análise da curva ROC foi realizada para determinar pacientes com HII usando-se o ONSD.

Resultados:

O índice de massa corporal foi maior no grupo HII comparado ao grupo controle (p=0,001). O ONSD médio foi estatística e significativamente mais espesso no grupo HII (6,4 mm) do que no grupo controle (4,90 mm). O valor de corte do ONSD em pacientes com HII foi medido em 5,70 mm. Houve correlação negativa significativa entre ONSD e idade (r:-0,416 ep<0,001). Houve correlação positiva entre IMC e ONSD (r: 0,437 ep<0,001).

Conclusões:

A ultrassonografia pode ser uma ferramenta confiável, não invasiva e rápida para medir o ONSD no monitoramento de pacientes com HII. Após o primeiro diagnóstico de HII, com base em neuroimagem e na medida da pressão intracraniana por métodos invasivos, o ONSD pode ser utilizado no tratamento e acompanhamento.

Palavras-chave:
Pseudotumor Cerebral; Ultrassonografia; Nervo Óptico

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org