Acessibilidade / Reportar erro

Seizures in critical care: a guide to diagnosis and therapeutics

ANÁLISES DE LIVROS

Maria Luíza Giraldes de Manreza

SEIZURES IN CRITICAL CARE: A GUIDE TO DIAGNOSIS AND THERAPEUTICS. PANAYIOTIS N. VARELAS. UM VOLUME (16 x 24 cm) COM 380 PÁGINAS. ISBN 1-59259-841-2. TOTOWA, 2005: HUMANA PRESS (999 RIVERVIEW DRIVE SUÍTE 208, TOTOWA, NEW JERSEY 07512 USA. E-MAIL: humana@humanapr. com).

As crises epilépticas sintomáticas agudas constituem um sintoma freqüente em resposta as mais diversas patologias. Nestas situações apresentam-se questões fundamentais quanto a sua fisiopatologia e seu tratamento. Situação esta mais complicada quando em pacientes críticos devido à necessidade do controle rápido das crises e das dificuldades no manuseio das medicações. Nestes pacientes a persistência das crises contribuiu para o agravamento clínico e neurológico. Por outro lado a escolha da medicação antiepiléptica é problemática pois devem ser levado em conta além dos fatores farmacodinâmicos os farmacocinéticos, em especial a via de metabolização que pode estar clinicamente comprometida e, a interação medicamentosa com as diversas drogas em uso pelo pacientes.

O editor dividiu o livro de acordo com as patologias que mais comumente estão associadas a crises epilépticas em unidades de tratamento intensivo com exceção do primeiro capítulo no qual introduz o assunto. De um modo geral os capítulos seguem uma mesma sistemática: resumo, fisiopatologia, aspectos clínicolaboratoriais, diagnóstico diferencial e conduta. O resumo, logo no início, situa o assunto facilitando a leitura. As avaliações fisiopatológicas e clínico-laboratoriais são bem conduzidas sempre baseadas em revisão da literatura. No diagnóstico diferencial são ressaltados os distúrbios paroxísticos referentes a cada patologia em questão e que podem simular crises epilépticas. A conduta é discutida em relação às diversas situações revistas. Cada capítulo é escrito por um especialista no assunto de modo que todos estes aspectos são explorados de modo amplo e abrangente.

A divisão dos capítulos é feita em: acidente vascular cerebral; traumatismo cranio-encefálico; tumores do sistema nervoso central; distúrbios hipóxico-isquêmicos; falência hepática e renal e doenças endócrinas; pacientes transplantados; hipertensão grave e eclampsia; infecção ou inflamação; distúrbios hidro-eletrolíticos; álcool; medicações; drogas ilícitas; e, estado de mal epiléptico. Assim por exemplo, no capítulo sobre falências de órgãos são salientadas as dificuldades terapêuticas lembrando entre outros fatos a possibilidade de agravamento da situação clínica pelas drogas antiepilépticas. No capítulo sobre trauma de crânio discute-se entre vários aspectos a ocorrência de crises precoces e tardias e as possibilidades de prevenção da epileptogênese. No capítulo sobre medicações são descritas as possibilidades de crises com medicações comuns como antiasmáticos, antibióticos, antidepressivos, entre outros. No tratamento do estado de mal epiléptico a discussão é ampla e engloba condutas mais recente como o uso do valproato endovenoso.

Pela relação dos temas pode-se perceber a grande importância do livro. Poucos são as publicações que enfocam estas situações tão comuns e que envolvem tantas dificuldades quanto à conduta frente ao grande número de variáveis envolvidas.

Outro grande mérito deste livro é que os autores se preocuparam não apenas em rever os aspectos gerais e fundamentais de cada patologia o que auxilia a compreensão para os não especialistas, mas também em discutir aspectos específicos e atuais de interesse para especialistas no assunto. Além disso, todas as apresentações estão bem fundamentadas em amplas revisões de literatura.

Em resumo, trata-se assim de um livro interessante, cuidadosamente elaborado, bem redigido e de grande utilidade na conduta diária de clínicos e neurologistas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org