Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento cirúrgico da epilepsia do lobo temporal: resultados comparativos da amigdalohipocampectomia seletiva versus lobectomia temporal anterior em um centro de referência no Brasil

Resumo

Antecedentes

A epilepsia do lobo temporal (TLE) é uma desordem neurológica de alta prevalência. A cirurgia surgiu como um tratamento promissor.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é comparar os resultados da lobectomia temporal anterior (ATL) versus amigdalohipocampectomia seletiva (SAH) em uma coorte de 132 pacientes.

Métodos

Realizamos um estudo retrospectivo de 146 pacientes operados por TLE de 2008 a 2019. Inicialmente, 13 pacientes foram excluídos por insuficiência de dados em prontuário ou perda de seguimento. Um paciente foi excluído da análise por óbito na primeira semana de pós-operatório. Usamos a escala ILAE para classificar o controle das crises após a cirurgia. Em pacientes com esclerose hipocampal à esquerda, foi realizada a SAH, e na epilepsia do lobo temporal à direita, a ATL foi a abordagem de escolha.

Resultados

O tempo médio de seguimento após a cirurgia foi de 57,2 meses (12–137). Em nossa avaliação, encontramos que o grupo de pacientes submetidos à ATL apresentou maior prevalência de ausência total de crises (ILAE I) (57,1% versus 31%) e maior taxa de controle satisfatório da epilepsia (88,6% versus 69,3%) p = 0,006, quando comparado ao grupo submetido à SAH.

Resultados

A literatura ainda é controversa em relação à redução das crises de acordo com a técnica utilizada devido a falta de uma metodologia robusta. Nosso estudo identificou superioridade da ATL sobre a SAH nos desfechos convulsivos. ATL pode ser a melhor opção para controlar adequadamente as convulsões com morbidade adicional mínima em países com limitação de custo para propedêutica estendida.

Palavras-chave
Epilepsia do Lobo Temporal; Esclerose Hipocampal; Lobectomia Temporal Anterior; Epilepsias Parciais

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org