Acessibilidade / Reportar erro

Disfunção urinária com hiperatividade detrusora não é fator de risco para progressão do desempenho motor em mulheres com doença de Parkinson

Introdução

Hiperatividade detrusora (HD) é a principal causa de disfunção urinária na doença de Parkinson e poucos estudos correlacionam aspectos clínicos da doença com este componente autonômico.

Métodos

Foi avaliada uma coorte de 63 pacientes com DP quanto aos aspectos clínicos e gravidade global da doença utilizando as escalas UPDRS e Hoehn-Yahr. A função urológica foi avaliada através de estudo urodinâmico. Foram então categorizados dois grupos: pacientes com e sem HD. Após sete anos os mesmos parâmetros foram reavaliados.

Resultados

Houve progressão da doença quanto aos escores mentais no grupo com HD. Na reavaliação dos grupos os sintomas motores não evidenciaram piora significante.

Conclusão

HD é um achado urodinâmico frequente em pacientes com DP. Embora associada à disfunção dopaminérgica, HD não pode ser considerada fator de risco para piora do desempenho motor, mas provavelmente está associada com pior prognóstico mental e cognitivo.

hiperatividade detrusora; hiperreflexia detrusora; doença de Parkinson; sintomas urinários


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org