Acessibilidade / Reportar erro

Alterações neuropsiquiátricas durante a pandemia de COVID-19 em pacientes com esclerose múltipla

RESUMO

Introdução:

Este estudo relatou uma variedade de reações psicológicas relacionadas a ansiedade, qualidade do sono, depressão, fadiga e qualidade de vida em indivíduos com esclerose múltipla (EM), relacionadas à experiência de quarentena de COVID-19.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos neuropsiquiátricos da pandemia de Covid-19 em pacientes com EM e analisar os fatores de risco que contribuem para o estresse psicológico.

Métodos:

O estudo foi desenhado como um estudo prospectivo e transversal. Várias ferramentas de avaliação usadas na prática neurológica, incluindo Inventário de Depressão de Beck (Beck Depression Inventory - BDI), Inventário de Ansiedade de Beck (Beck Anxiety Inventory - BAI), Escala de Impacto de Fadiga (Fatigue Impact Scale - FIS), Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (Pittsburgh Sleep Quality Index - PSQI) e Qualidade de Vida da Esclerose Múltipla-54 (Multiple Sclerosis Quality of Life-54 - MSQOL-54) foram administrados prospectivamente durante o estágio inicial do surto de COVID-19 (EIS) e o estágio de pico do surto de COVID-19 (EPS). Os formulários da pesquisa foram projetados usando o SurveyMonkey e os participantes participaram da pesquisa por meio de um link da web e código QR.

Resultados:

Foram incluídos 50 pacientes no estudo. Os escores BDI, PSQI, FSI, subescala cognitiva e social e escore total do FIS, MSQOL-54, subescala física e mental e MSQOL-54 total no PSO foram significativamente diferentes dos do EIS. Os valores do índice de massa corporal dos pacientes aumentaram significativamente na EPS em comparação com os medidos na EIS.

Conclusões:

Nossos resultados são uma base para o desenvolvimento de intervenções psicológicas que podem minimizar a prevalência de distúrbios do sono e depressão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante o surto.

Palavras-chave:
Infecções por Coronavírus; Pandemias; Isolamento Social; Esclerose Múltipla

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org