Acessibilidade / Reportar erro

Performance clínica da válvula de pressão fixa Sphera Duo®

Resumo

Introdução:

As complicações da hidrodinâmica cerebral em pacientes com derivação ventriculoperitoneal são frequentemente relacionadas ao malfuncionamento do sistema. O objetivo deste estudo retrospectivo de coorte de centro único é avaliar a segurança e performance clínica do Sistema Sphera® Duo quando utilizado em adultos com hidrocefalia, pseudotumor cerebral ou cistos aracnoides.

Métodos:

Avaliamos os prontuários de 112 pacientes adultos submetidos a cirurgia de derivação ventriculoperitoneal e acompanhados por 1 ano após a cirurgia.

Resultados:

O resultado mostra que 76% dos pacientes melhoraram dos sintomas neurológicos e a taxa de reoperação foi de 15% no primeiro ano após a cirurgia.

Discussão:

O sistema de derivação Sphera Duo® é uma opção de shunt adequada a ser usada no tratamento neurocirúrgico da hidrocefalia por causas diversas. Ele demonstrou bons resultados clínicos enquanto reduziu riscos de hiperdrenagem. A hiperdrenagem é especialmente preocupante e mórbida em pacientes adultos com hidrocefalia não hipertensiva e pode levar a prejuízo clínico e disfunção da válvula, com sintomas de hipotensão craniana, como cefaléia ortostática e náuseas.

Conclusão:

O sistema de derivação Sphera Duo® é seguro para tratamento da hidrocefalia, pseudotumor cerebri ou cistos aracnóides em adultos.

Palavras-chave:
derivação ventriculoperitoneal; complicações; reoperação; desfecho

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org