Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação neuropsicológica em pacientes com epilepsia submetidos à lobectomia temporal dominante

RESUMO

As publicações na área de epilepsia e memória se focam em mensurar prejuízos e investigar causas, com poucos dados sobre reabilitação neuropsicológica em pacientes pós-cirúrgicos.

Objetivos

Avaliar os efeitos da reabilitação neuropsicológica em pacientes submetidos a lobectomia temporal dominante.

Métodos

Vinte e quatro pacientes iniciaram o estudo, apenas dezoito o concluíram, dos quais 9 foram participantes de sessões de reabilitação com enfoque em memória. Todos os participantes foram avaliados quanto a autopercepção de dificuldades de memória; ao uso de estratégias para minimizar tais dificuldades; a habilidade de nomeação e a aprendizagem verbal e foram submetidos à ressonância magnética funcional.

Resultados

Foi encontrado efeito significativo da reabilitação neuropsicológica na autopercepção de dificuldades de memória; no uso de estratégias compensatórias; na aprendizagem verbal e na nomeação. Alterações no padrão de ativação na RMf foram observadas no grupo submetido a reabilitação.

Conclusão

A reabilitação neuropsicológica pode beneficiar pacientes submetidos a lobectomia temporal antero-mesial dominante com prejuízos de memória.

epilepsia do lobo temporal; memória; reabilitação neurológica; lobectomia temporal anterior

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org