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Uma nova avaliação de triagem motora para escolares de risco para transtorno motor: validade de constructo

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver uma avaliação de triagem motora (ATM) e fornecer evidências preliminares de suas propriedades psicométricas.

Métodos:

365 alunos do ensino fundamental foram avaliados. Foi utilizado modelagem de equações estruturais para evidenciar a adequação da estrutura fatorial da ATM. A função diferencial do item foi utilizada para avaliar tarefas podem funcionar de forma diferente para subgrupos (ou seja, sexo e escolaridade).

Resultados:

Em geral, as meninas obtiveram pontuações mais altas do que os meninos e, em ambos os sexos, os escores da avaliação aumentaram com a idade. A análise da função diferencial do item revelou que a precisão do teste foi maior para aqueles com desempenho motor baixo a moderado, sugerindo que essa ferramenta seria apropriada para identificar aqueles com dificuldades motoras.

Conclusão:

Embora sejam necessários novos testes de suas propriedades psicométricas, a ATM parece ser uma ferramenta confiável, válida e rápida de administrar como rastreio motor para crianças.

Palavras-chave:
transtornos das habilidades motoras; psicometria

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