Acessibilidade / Reportar erro

Como eu trato a doença de Parkinson

RESUMO

Antecedentes:

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa complexa. As estratégias de tratamento ao longo de todos os estágios da evolução podem influenciar a qualidade de vida e o desenvolvimento de futuras complicações e, portanto, devem ser devidamente conhecidas pelos médicos que assistem o paciente.

Objetivo:

Neste artigo são revistos os tratamentos atuais para a DP, desde o estágio inicial até os estágios avançados.

Métodos:

Uma revisão da literatura foi realizada com enfoque em diferentes estágios da doença.

Resultados:

Todos os pacientes que recebem o diagnóstico de DP devem ser orientados a praticar atividades físicas regularmente. Em fase inicial do tratamento a estratégia consiste em usar doses mínimas de levodopa ou terapias combinadas que propiciem máxima capacidade funcional, que não aumentem o risco de complicações motoras, tais como discinesias induzidas por levodopa, ou não motoras, como transtornos do controle do impulso. Em estágio moderado ou avançado da doença, complicações como flutuações motoras e discinesias tornam-se relevantes e devem ser manejadas adequadamente. Programas de reabilitação devem ser oferecidos para os pacientes em todos os estágios da DP.

Conclusões:

Vários fatores devem ser considerados ao se escolher a melhor estratégia para o tratamento da DP. Entre eles destacam-se: fatores de risco para o desenvolvimento de complicações motoras e comportamentais, potenciais efeitos colaterais da terapia dopaminérgica e variabilidade fenotípica. O objetivo das estratégias de tratamento ao longo de toda a evolução da doença é a melhoria da capacidade funcional e da qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Terapêutica; Levodopa

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org