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Epilepsia benigna da infância com pontas centro-temporais: discriminação entre palavras e pseudopalavras

Lineu Corrêa Fonseca Glória Maria A.S. Tedrus Eder Donizetti Peres de Oliveira Valeria Lopes Ximenes Sobre os autores

Na fase ativa da epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) pode ocorrer queda de desempenho escolar. OBJETIVO: Estudar a decisão lexical em crianças com EBICT. MÉTODO: 42 crianças com EBICT foram comparadas a grupo controle quanto a acertos e tempo de resposta em tarefa de discriminação visual entre palavras e pseudopalavras (DVPPS). RESULTADOS: As crianças com EBICT tiveram percentual menor de acertos para palavras e pseudopalavras e maior tempo de resposta para pseudopalavras e tiveram, mais frequentemente, desempenho inferior em escrita e leitura em teste de desempenho escolar. Houve relação significativa entre os resultados do DVPPS e o teste de desempenho escolar. A percentagem de acerto de pseudopalavras foi menor quando havia atividade epileptiforme bilateral e assíncronia no eletrencefalograma. CONCLUSÃO: O DVPPS mostrou contribuições na avaliação da leitura em crianças com EBICT. Os resultados apontam para a necessidade de atenção na detecção de dificuldades de leitura em crianças com EBICT.

epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais; epilepsia rolândica; EEG; atividade epileptiforme; leitura; decisão lexical; cognição


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