Acessibilidade / Reportar erro

Epilepsy and the family

ANÁLISES DE LIVROS

A.H. Chapman; Elza A. Nonato

EPILEPSY AND THE FAMILY. RICHARD LECHTENBERG. ISBN 0-674-25897-5. Um volume (14 X 21 cm) com 254 páginas. CAMBRIDGE, MASSACHUSETTS, 2002; Harvard University Press (79 Garden Street, Cambridge, MASS 02138, USA).

Este autorizado e bem escrito livro trata compreensivamente de todos os aspectos da epilepsia. O autor é professor de neurologia numa escola de medicina nos Estados Unidos e tem um interesse especial em pacientes com epilepsia. Cada capítulo tem informações que neurologistas brasileiros podem usar para tratar melhor os seus pacientes com convulsões. Exemplos: O remédio mais seguro para mulheres grávidas ou lactantes com convulsões é carbamazepina. Ou, os relativamente novos remédios para epilepsia como gabapentina, lamotrigina e topiramato não são mais eficazes do que os outros remédios e as complicações e efeitos adversos no uso durante muitos anos não são conhecidos, além dos seus preços bem mais altos. Professor Lechtenberg inclui de vez em quando notas históricas sobre o tratamento de desordens convulsivas; por exemplo, fenobarbital, o primeiro remédio seguro e eficaz contra convulsões foi descoberto em 1912, mas o segundo remédio seguro, fenitoina não foi descoberto até 1938.

Mas na nossa opinião este livro tem uma limitação que o leitor deve entender. Os pacientes epilépticos que o professor norte-americano trata não são típicos dos pacientes que um outro neurologista, pediatra, ou médico da família encontra e trata. Em geral, o professor trata pacientes que não obtiveram bons resultados com tratamentos anteriores, ou que têm características especiais. Portanto, a opinião que ele tem do tratamento da epilepsia tem a tendência a ser mais pessimista do que as opiniões dos médicos que são os primeiros a encontrar e tratar pacientes. Também, Dr. Lechtenberg apresenta pacientes com aspectos raríssimos e às vezes ele não indica claramente a raridade do fenômeno. Por exemplo, ele descreve um paciente que teve uma convulsão grande mal cada vez que ele olhava para a esquerda sem virar a cabeça.

Mas, se o leitor identifica estas limitações do livro, este é o melhor volume sobre epilepsia que nós encontramos em várias décadas lendo livros sobre este assunto.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Jun 2008
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org