Acessibilidade / Reportar erro

Análise do YouTube como fonte de informação para a síndrome das pernas inquietas

RESUMO

Introdução:

O YouTube é um dos principais recursos no mundo para vídeos relacionados à saúde.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das informações disponíveis no YouTube sobre a síndrome das pernas inquietas (SPI).

Métodos:

Realizou-se uma busca no YouTube (https://www.youtube.com) para vídeos pertencentes à ‘síndrome das pernas inquietas’ usando a palavra-chave ‘síndrome das pernas inquietas’. Os primeiros 100 vídeos relevantes foram incluídos no estudo. Foram aceitos como ‘úteis’ vídeos que fornecessem informações cientificamente corretas sobre qualquer aspecto da SPI. Os vídeos que contêm informações não comprovadas cientificamente são definidos como ‘enganosos’. A qualidade geral de todos os vídeos foi avaliada subjetivamente usando a escala de qualidade global (GQS), uma escala Likert de 5 pontos.

Resultados:

A duração média dos vídeos incluídos foi de 3,39 (0,11-85) minutos e as visualizações médias foram de 6.055 (32-2.351.490). A GQS média dos vídeos úteis foi 3 (1-5). O número médio de curtidas e o número médio de comentários de vídeos de experiências pessoais foram significativamente maiores do que os de vídeos úteis e enganosos. Vídeos enviados por hospitais universitários frequentemente divulgam tratamento farmacológico da SPI; no entanto, aqueles carregados por profissionais, usuários individuais e contas de TV ou mídia social eram sobre o tratamento não farmacológico da SPI.

Conclusões:

Este estudo demonstrou que 77% dos vídeos carregados no YouTube sobre a SPI estão na categoria útil, enquanto apenas 16 vídeos forneceram informações enganosas. No entanto, mesmo os vídeos na categoria útil não fornecem uma descrição extensa e completa da SPI.

Palavras-chave:
Síndrome das Pernas Inquietas; YouTube; Informação

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org