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Conhecimentos e atitudes sobre epilepsia entre universitários da área de saúde: uma intervenção com esclarecimentos

É sabido que na população em geral há falta de conhecimentos básicos referentes à epilepsia e, conseqüentemente, preconceitos, discriminação e estigma. Considerando a importância dos profissionais da saúde na difusão de conhecimentos sobre essa doença, o objetivo deste estudo foi avaliar em universitários da área da saúde, as modificações de conhecimentos e atitudes em relação à epilepsia, após uma intervenção constituída de apresentação de material áudio-visual específico e discussão de aspectos básicos da epilepsia. Cento e dezesseis estudantes responderam a um questionário sobre aspectos biopsicossociais da epilepsia, antes e após a intervenção educativa. Houve, após essa intervenção, melhora significativa (p<0,05) no nível de respostas adequadas relacionadas a questões sobre etiologia, epidemiologia, associação com doença psiquiátrica, educação, casamento, trabalho e cuidados durante uma crise epiléptica. Os resultados favoráveis obtidos sugerem a necessidade de inclusão rotineira, de atividades educativas de baixa complexidade, nos currículos dos vários cursos da área da saúde.

epilepsia; estigma; aspectos psicossociais; conhecimento; atitudes


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