Resumo
Antecedentes Os pacientes muitas vezes apresentam formas muito graves ou incapacitantes de tremor que não podem ser claramente caracterizadas.
Objetivo O objetivo deste trabalho foi apresentar uma série de 37 casos de tremor considerados inclassificáveis. Pacientes diagnosticados com tremor essencial de acordo com os critérios da International Parkinson Disease and Movement Disorder Society (IPDMDS), já estudados anteriormente, foram incluídos como controles. Todos os pacientes foram submetidos a exames entre 2019 e 2022 para permitir sua comparaç ão.
Métodos As informaç ões demográficas e clínicas relevantes foram coletadas. As seguintes ferramentas foram aplicadas: o Miniexame do Estado Mental (MEEM), a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS, do inglês Hospital Anxiety and Depression Scale), a Escala de Avaliaç ão de Tremor de Fahn-Tolosa-Marín (TRS, do inglês Fahn-Tolosa-Marín Tremor Rating Scale) e a Qualidade de Vida em Tremor Essencial (QUEST, do inglês Quality of Life in Essential Tremor). Uma ressonância magnética simples do cérebro foi realizada em todos os pacientes. As variáveis categóricas foram comparadas pelo teste qui-quadrado e pelo teste t com correç ão de Fisher, se apropriado, enquanto as variáveis quantitativas foram comparadas por meio do teste t de Student bicaudal. Valores de p ≤ 0,01 foram considerados estatisticamente significativos.
Resultados Os casos apresentaram pontuaç ões maiores nas subescalas de ansiedade e depressão do HADS do que os controles (p ≤ 0,006 e 0,000, respectivamente). Em todos os domínios do TRS, a pontuaç ão dos casos foi significativamente maior, assim como no QUEST. O histórico de enolismo foi maior entre os controles e o histórico de ortostase e tremor em repouso foi maior entre os casos (p ≤ 0,000). A atrofia cerebelar foi apresentada por todos os pacientes do grupo de casos e em 24 indivíduos do grupo de controle. A distonia foi observada em sete indivíduos do grupo de casos e em nenhum dos pacientes do grupo controle.
Conclusão Há pacientes com tremores inclassificáveis e extremamente incapacitantes que respondem mal às opç ões terapêuticas farmacológicas.
Palavras-chave
Tremor; Distúrbios Distônicos; Tremor Essencial