Acessibilidade / Reportar erro

Técnica de pesquisa da sensibilidade dolorosa: nota prática

Technique for the study of sensitivity to pain: a practical note

Técnica de pesquisa da sensibilidade dolorosa. Nota prática

Technique for the study of sensitivity to pain. A practical note

Amilton Antunes BarreiraII; Paulo SalioniI

IMédico Residente. Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

IIProfessor Assistente. Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

RESUMO

Uma agulha de injeção descartável introduzida na extremidade de sua capa, em ângulo reto, constitui instrumento útil para a pesquisa da sensibilidade dolorosa. Tal instrumento permite maior conforto ao examinador e dosagem mais adequada da força muscular empregada para os diferentes estímulos quando comparado com alfinetes, agulhas e instrumentos pontiagudos fabricados especialmente para avaliação da sensibilidade superficial à dor.

SUMMARY

A disposable hypodermic needle introduced into the end of its cover at right angles represents a useful tool for the determination of sensitivity to pain. This tool is more comfortable to use for the examiner and permits more adequate measurement of the muscular force used for the different stimuli when compared with pins, needles and sharp tools specially manufactured for the evaluation of superficial cutaneous sensation to pain.

O estudo da sensibilidade dolorosa pode ser realizado através de alfinete de fraldas, alfinete, agulhas de injeção ou instrumento pontiagudo fabricado para tal fim. Os inconvenientes dos três últimos são referentes à pequena superfície de apoio que oferecem tendo como conseqüência, além de menor conforto para o examinador, uma dosagem heterogênea da força empregada para os diversos estímulos desencadeados. O "épingle de nourisse" (alfinete de fralda), habitualmente utilizado pelos neurologistas franceses, justamente por ter duas hastes e cabeça achatada, não apresenta os inconvenientes referidos.

Na prática clínico-neurológica diária temos utilizado agulhas de injeção descartáveis para o estudo da sensibilidade dolorosa. Os inconvenientes apontados anteriormente podem ser sanados se se introduz a ponta da agulha na extremidade distal da respectiva capa em ângulo aproximadamente reto (Fig. 1). O instrumento assim formado permite maior superfície de contacto para os dedos do examinador, sendo mais confortável, além de dosagem menos heterogênea na força empregada para os estímulos. Ao final do exame pode-se desfazer o instrumento e recolocar a agulha no interior de sua capa protetora para uso posterior.


Trabalho do Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica -. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - 14100 - Ribeirão Preto, SP - Brasil.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Ago 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 1984
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org