Acessibilidade / Reportar erro

Uma avaliação clínica das crises gelásticas e dacrísticas: um estudo multicêntrico

Resumo

Antecedentes

Crises gelásticas são ataques de riso extremamente raros, de curta duração, não provocados e incontroláveis. Realizamos esta avaliação retrospectiva para determinar se esses sintomas, manifestando-se de diferentes formas, como riso alegre, riso, sorriso e soluço, tinham algum valor em termos de etiologia ou localização.

Métodos

Foram incluídos no estudo 31 pacientes que apresentavam crises de riso ou choro e que estavam em acompanhamento entre 2000 e 2019 em centros terciários de epilepsia. As crises de riso foram divididas em três grupos em termos de semiologia (ou seja, riso com alegria, riso sem alegria e sorriso). As crises dacrísticas foram acompanhadas por algumas crises gelásticas e foram divididas em dois grupos em termos de semiologia (ou seja, choro alto [motor e soluçar a voz] e choro).

Resultados

Dos 27 pacientes com crises de riso, 12 tiveram crises que se manifestaram com sorriso, 7 tiveram crises que se manifestaram com riso e alegria e 8 tiveram crises que se manifestaram com riso sem alegria. Crises dácristico-gelásticas foram observadas em quatro pacientes, sendo 2 pacientes com choro e riso sem alegria e 2 pacientes com choro alto e riso sem alegria.

Conclusão

Crises gelásticas e dacrísticas frequentemente sugerem hamartomas hipotalâmicos, na literatura. Este comportamento ictal raro pode ter origem em diferentes localizações corticais e lesões de natureza diversa. No entanto, verificamos que as crises gelásticas com sorriso foram um grupo mais homogêneo quanto à localização no lobo temporal, o que buscamos evidenciar avaliando os pacientes incluídos neste estudo.

Palavras-chave
Epilepsias Parciais; Convulsões; Choro

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org