Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das práticas de diagnóstico e tratamento de pacientes com esclerose múltipla por neurologistas brasileiros

RESUMO

Introdução:

Mudanças recentes dos critérios diagnósticos e nos tratamentos para Esclerose Múltipla (EM) promoveram um grande impacto na maneira com que os especialistas manejam a doença.

Objetivos:

Investigar fatores considerados no manejo de pacientes com EM, por neurologistas brasileiros, bem como identificar como estes contribuem para o diagnóstico e o tratamento da doença.

Métodos:

Participantes foram selecionados pelo Comitê Organizador (especialistas em EM responsáveis por desenvolver a pesquisa). Apenas especialistas em EM foram incluídos (neurologistas com fellowship em neuroimunologia ou que atendem, atualmente, mais de 30 pacientes com EM). Os links de acesso a um questionário foram distribuídos entre março de 2019 e janeiro de 2020, o qual consistia em cenários hipotéticos referentes à EM.

Resultados:

Neurologistas de 13 estados brasileiros responderam à pesquisa (n=94). No cenário de Síndrome Clínica Isolada, os participantes concordaram em tratar pacientes com alto risco de diagnóstico de EM no futuro, resultado não encontrado nos casos de Síndrome Radiológica Isolada, no qual metade dos participantes optaram por não tratar, mesmo em casos de alto risco. Nos casos de EM Remitente-Recorrente de baixa atividade, a escolha para tratamento foi interferon beta, acetato de glatirâmer ou teriflunomida, sendo trocado para fingolimode e natalizumabe quando de aumento da gravidade. Discordâncias foram encontradas referentes ao uso de medicações durante a gestação e seus períodos de washout.

Conclusões:

Este estudo identificou concordâncias e discordâncias entre neurologistas brasileiros sobre EM, as quais podem ser auxiliares nas futuras atualizações de protocolos, visando melhorar o manejo dos pacientes.

Palavras-chave:
Esclerose Múltipla; Neurologistas; Diagnóstico; Tomada de Decisão Clínica; Imunoterapia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org