Acessibilidade / Reportar erro

Peripheral vascular diseases: Edgar V. Allen, Nelson W. Barker E Edgar A. Hines

ANÁLISES DE LIVROS

Peripheral vascular diseases. Edgar V. Allen, Nelson W. Barker E Edgar A. Hines. Um volume com 871 páginas e 386 ilustrações (7 coloridas). W. B. Saunders Co., Philadelphia-Londres, 1946.

Embora os autores não tratassem dos problemas ligados à hipertensão arterial e não particularizassem o estudo das moléstias do sistema nervoso central, nem por isso deixa de ter este livro - absolutamente necessário para os clínicos gerais e vasocardiologistas - grande interesse para os neurologistas, pois que o tema principal sobrepuja toda tentativa de localização, invadindo ou repercutindo sobre todos os setores do organismo. Os neurologistas nele encontrarão a explicação de muitas síndromes neurológicas ou neurovegetativas, tanto periféricas como centrais.

Baseado em larga experiência haurida na Clínica Mayo e escrito por especialistas de alto renome, este livro codifica tudo o que há de moderno para o diagnóstico e terapêutica das afecções do sistema vascular. Inicialmente, depois de breve capítulo dedicado à terminologia, são estudadas a anatomia macro e microscópica dos vasos sangüíneos, a sintomatologia geral das afecções vasculares periféricas e os métodos especiais de laboratório para o diagnóstico. Seguem-se capítulos para o estudo da moléstia de Raynaud e das condições patológicas às quais frequentemente se associa a síndrome de Raynaud, da esclerodermia, das perturbações devidas à ação nociva da temperatura ambiente sobre o sistema vascular periférico, da acrocianose, da eritromelalgia. A seguir, são estudadas as afecções nas quais os distúrbios vasculares são secundários, tais como as compressões e as oclusões vasculares por embolias e tromboses. Muito documentados são os capítulos referentes à arteriosclerose, às arterites inflamatórias localizadas e disseminadas, à periarterite nodosa e à tromboangiite obliterante, assim como aos aneurismas, às fístulas arteriovenosas e aos tumores dos vasos sanguíneos e linfáticos. Dada sua importância patológica, capítulos especiais foram dedicados às afecções dos sistemas venoso e linfático, sendo pormenorizadamente expostas as questões relativas às tromboflebites, às varicosidades de variada sede e etiologia, às obstruções mecânicas e às consequências da insuficiência venosa crônica. Os últimos capítulos são reservados para a terapêutica, tanto médica e dietética, como fisioterápica e cirúrgica.

T. M. TAQUES BITTENCOURT

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1946
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org