Acessibilidade / Reportar erro

Análises de livros

ANÁLISES DE LIVROS

DIAGNOSIS TESTE IN NEUROLOGY. ROBERT WARTENBERG. Um volume com 215 páginas e 62 figuras. The Year Book Publishers, Inc., Chicago, 1953. (Preço: US$4.50).

Robert Wartenberg, neurologista alemão radicado na Califórnia, em um país em que os processos de laboratório alcançaram os maiores níveis técnicos e as maiores facilidades de execução, tornando de uso corrente o emprêgo de métodos subsidiários de alto valor para o diagnóstico neurológico, procura sempre exaltar, em seus trabalhos, o valor da semiología baseada em instrumental simples, porém fortemente alicerçada no raciocínio clínico e no senso comum. Se trabalhasse em um meio menos dotado poder-se-ia dizer que Wartenberg seria um dêsses velhos caturras, que se recusam a admitir o progresso e que, tentando reviver o passado, procurasse menosprezar os valiosos recursos técnicos e laboratoriais com que conta hoje o neurologista para o diagnóstico preciso, em favor da semiología clínica que tantos méritos teve nas mãos dos grandes mestres do fim do século passado. Entretanto, Wartenberg não é um passadista e sim um neurologista equilibrado, que lança mão dos recursos complementares depois de esgotar os recursos que a inteligência e a observação lhe fornece, baseando seu diagnóstico em meticuloso exame neurológico e, principalmente, em arguta análise interpretativa dos distúrbios verificados.

Os trabalhos de Wartenberg mostram, em geral, esta tendência ao apuro semiológico e à análise minuciosa, levando-o a interpretações às vêzes contrárias aos cânones clássicos, a atitudes polemísticas e a estudos críticos que, a par de notável erudição, mostram a firmeza de suas convicções, baseadas em profunda cultura neurológica e em vultosa experiência clínica. Acrescentando-se o didatis-mo que manifesta em seus escritos e a facilidade com que exprime as idéias que deseja transmitir, ter-se-ão as razões da grande aceitação que tem os trabalhos de Wartenberg. O que nos dizem os trabalhos escritos por êle é confirmado por Stanley R. Truman, um dos prefaciadores do livro que ora apreciamos, c cujas afirmativas têm o valor de um testemunho pessoal: "As aulas do Dr. Wartenberg são das mais populares na Escola de Medicina da Universidade da Califórnia; suas palestras e demonstrações são sempre entusiàsticamente recebidas nas sociedades médicas e nos cursos de pós-graduação. Não importa que êle tenha chegado a esse resultado pelo seu natural talento pedagógico ou mediante longo estudo dos métodos de ensino; êle tem, de maneira clara, compreensível e memorável, o talento para instruir e para ensinar".

No livro agora publicado, Wartenberg expõe uma seleção de testes de grande utilidade para o diagnóstico neurológico, a maioria dêles aplicável aos casos em que os sintomas são frustros, conseqüentes a lesões incipientes ou resi duais, de pequena extensão e profundidade, ou para os casos que se prestam à confusão com afecções funcionais ou simuladas.

Combatendo a tendência para o uso abusivo e para a excessiva importância que se dá aos recursos mecânicos, técnicos e laboratoriais para o diagnóstico neurológico, Wartenberg, com a coragem e o espírito de crítica que o caracteriza, diz: "A questão principal é a seguinte: procedimentos de laboratório muitas vêzes parecem necessários porque o exame clínico não foi adequado. Êles são, freqüentemente, supérfluos e um cuidadoso exame clínico dará, quase sempre, as bases necessárias para o tratamento correto. Quanto mais conhecermos a neu- rologia clinica, menos necessitaremos de processos laboratoriais e mais valiosos se tornarão êstes recursos complementares quando dêles realmente necessitarmos".

Considerações gerais de grande utilidade pratica são feitas no capítulo introdutório, no qual o autor, depois de mostrar qual deve ser a linha justa de equilíbrio entre a clínica e os dados laboratoriais, salienta as bases da observação neurológica e o valor dos testes clínicos para o diagnóstico, fornecendo detalhes sôbre a planificação e metodização do exame neurológico. Não será possível analisar detalhadamente os vários capítulos em que o autor expõe os testes mais uteis para o despistamento das atecções dos nervos cranianos, dos nervos periféricos, do sistema piramidal, do sistema extrapiramidal, tio sistema cerebelar, do sistema sensitivo e do sistema vasomotor e trófico. Para mostrar o valor e a praticabilidade dêste livro, soja dito apenas que, em sòmente 179 páginas nas quais estão incluídas 62 figuras, são referidos para mais de 100 restes e sinais de alto valor, alguns dos quais com notas explicativas e interpretação físiopatologica.

Algumas explicações e interpretações poderão ser discutíveis, como, por exemplo, a de que, nas afecções do sistema piramidal, estando o paciente com os uraços estendidos na posição horizontal (arm deviation test), a queda do membro do lado lesado se faz mais ràpidamente quando o doente fecha os olhos, porque "o doente não tem noção do movimento tie abaixamento do membro superior e fica surpreendido, ao abrir os olhos, em ver o quanto o braço se desviou"; isto provàvelmente só se dá quando à lesão piramidal se associa lesão do sistema nervoso sensitivo, pois, nas lesões piramidais puras, o doente, tanto com os olhos abertos como sem o contrôle visual, acusa, claramente, pelo maior esfôrço que exige a manutenção da posição, qualquer diferença na posição do membro superior lesado, mòrmente quando comparada com o lado são. Discutível é, também, a afirmativa de Wartenberg de que, ainda nas afeeções do sistema piramidal, a impossibilidade do doente manter ligeira flexão da perna sôbre a côxa (leg extension test e knee dropping test) seja devida à predominância da contratura dos extensores e não ao enfraquecimento dos músculos flexores, pois estas provas são positivas também nos casos em que não há o menor sinal de contratura, isto é, nas hemiparesias inteiramente flácidas.

Êstes detalhes, sujeitos à discussão, não tiram qualquer parcela do mérito do livro, que é extremamente útil para os neurologistas, que com êle farão uma recapitulação muito proveitosa de seus conhecimentos e, especialmente, para os médicos práticos, que nêle encontrarão um repositório muito rico de sinais e testes de grande valia para o diagnóstico dos casos de ambulatório e de consultório. Excelente índice geral, completado por um índice especial assinalando quais os testes que devem ser usados para determinada afecção, facilita sobremodo a consulta e o achado daquilo que mais interessar no momento. O trabalho tipográfico é excelente; as ilustrações são nítidas e elucidativas; o tamanho e a apresentação geral do livro o tornam atraente à primeira vista, favorecendo a sua leitura total e, depois, a sua conservação como obra de consulta obrigatória.

O. Lange

LES ASPECTS NEUROLOGIQUES DES MALFORMATIONS CONGENITALES DE LA CHARNIÈRE CRANIO-RACHIDIENNE. R. GARCIN E D. OECONOMOS. Um volume com 206 páginas e 94 ilustrações. Masson et Cie., Paris, 1953.

O tema abordado pelos autores é de grande atualidade, pois sua entrada na clínica data apenas de 1939, quando Chamberlain descreveu a linha pálato-occipital, que veio possibilitar o diagnóstico, em vida, da impressão basilar. Apesar da clareza do conceito dessa malformação, persistiram as confusões com outras dismorfias, especialmente a platibasia (que representa, essencialmente, um cará- ter antropológico) e, o que é pior, essa dismorfia permaneceu ignorada, motivando seu desconhecimento inúmeros erros diagnósticos. Cabe, pois, a trabalhos como o de Garcin e Oeconomos o mérito de divulgar o conhecimento dessa entidade neurodisplástica nos meios clínicos, chamando a atenção para a relativa freqüência com que ela se apresenta, fornecendo os elementos essenciais para seu reconhecimento e diagnóstico diferencial, e apontando as possibilidades terapêuticas oferecidas pela neurocirurgia. Êste último aspecto é de suma importância, pois ainda não se dispõe de técnica segura para o tratamento cirúrgico da impressão basilar, sendo de esperar que a maior divulgação do assunto venha despertar a atenção dos neurocirurgiões no sentido de aperfeiçoarem os recursos técnicos com a finalidade precipua de corrigir a anomalia neuro-esquelética sem expor os pacientes aos riscos atualmente existentes.

Garcin e Oeconomos, após breve histórico e relato das bases embriológicas, abordam as malformações esqueléticas da transição crânio-raqueana, encarando com mais pormenores a invaginação do basioccipital. Depois descrevem as malformações nervosas associadas (de Arnold-Chiari, siringo e hidromielia), as repercussões sôbre as meninges e as anomalias vasculares. À sintomatologia clínica das dismorfias é dedicado extenso capítulo, no qual são destacadas as anomalias morfológicas e os distúrbios da movimentação do pescoço, as síndromes cerebelo-bulbo-medulares e de compressão medular alta; são consideradas, em seguida, a siringomielia, as síndromés siringomiélicas, a síndrome de esclerose múltipla, a síndrome amiotrófica e as paraplegias espásticas, o que ressalta a possibilidade de confusões diagnósticas; são ainda descritas outras manifestações neurológicas à distância da malformação.

Os autores relatam 17 observações de malformações occípito-cervicais primárias e 2 de impressão basilar secundária (Paget), tôdas exaustivamente analisadas clínica e radiológicamente (algumas com o auxílio da tomografia), constituindo precioso material, ímpar na literatura mundial, pela quantidade, pela variedade de manifestações clínicas assinaladas (como a observação excepcional de uma síndrome de Little por luxação da apófise odontóide) e pela maneira magistral com que os casos foram estudados. Em 2 casos foram comprovadas, pela necrópsia, as relações entre as dismorfias ósseas e as alterações nervosas. O tratamento cirúrgico, realizado em 5 dos casos observados por Garcin e Oeconomos, é abordado em longo capítulo, onde os resultados são analisados com base em 64 operações registradas na literatura; a existência de 14 óbitos nesse total (22%) levou os autores a judiciosas ponderações sôbre o extremo cuidado que deve presidir à indicação da intervenção cirúrgica .nesses casos, tomando em consideração que a associação da deformidade de Arnold-Chiari possibilita a obtenção de resultados mais favoráveis.

H. Canelas

ARCHIVIO DI NEUROCHIRURGIA. VÁRIOS AUTORES. COORDenado por M. Milletti. Um volume com 654 páginas e 53 figuras. Ed. Scientifiche Dell'Instituto Neurochirurgico "Cesare Cavina" (Bologna) e di Aldo Martello (Milano), 1952.

O Dr. M. Milletti, Diretor do Instituto Neurochirurgico "Cesare Cavina1' (Bologna), teve a excelente idéia de reunir em um volume os trabalhos oriundos dêsse Instituto, modo de proceder que apresenta dupla vantagem, pois evita a dispersão de trabalhos da mesma orientação por várias revistas e, ao mesmo passo, facilita ao leitor, sob forma de livro, uma documentação qualitativamente homogênea, embora haja diversidade dc assuntos e de autores. Não cabe aqui uma análise global da matéria contida nesse volume, que representa, sem dúvida, um grande esfôrço tanto quanto à redação como editorial. A simples enumeração dos vários trabalhos nêle contidos dará idéia do valor dessa publicação e de sua indispensabilidade para as bibliotecas neurológicas e neurocirúrgicas. São os seguintes os trabalhos publicados neste volume I: La neurochirurgia come specialità

in Italia (M. Milletti) ; Una prima realizzazione sistematica in Italia di neurochirurgia dei tumori (G. Boschi e G. Tanfani) ; Mielografia con mezzo di contrasto riassorbibile per la diagnosi di ernia del disco (E. Woringer) ; L'epilessia jacksoniana dal punto di vista neurochirurgico (M. Milletti); I tumori del lobo temporale. Studio clinico di 50 casi alla luce delle attuali cognizioni fisiopatogenetiche. Considerazioni sugli errori di localizzazione (G. Searcella) ; Contributo casistico allo studio della pachimeningite ipertrofica a sede dorsale (A. M. Dina e L. Leoni) ; L'ipotensione controllata da ganglioplegici in neurochirurgia (M. Milletti e U. Suriani) ; La derivazione del liquor dallo spazio subaracnoideo lambare alluretere nel trattamento dell'idrocefalo comunicante infantile (M. Milletti) ; Su un particolare di tecnica nell'operazione di Torkildsen (M. Milletti); Meningosarcoma parietale sinistro a rápido accrescimento post-traumatico (G. Gaist e G. Scarcella) ; Primi risultati dei dosaggi di aneurisma e di riboflavina net liquido cefalo-rachidiano di soggetti portatori di affezioni endocraniche prevalentemente chirurgiche (L. Barbieri e G. Gaist); L'arteriografia della arteria vertebrale (M. Milletti) ; Quadro arteriografico e fisiopatologico del circolo della carotide esterna (G. Gaist) ; Studio arteriografico della cerebrate posteriore visualizzata attraverso la carotide interna (G. Scarcella) ; Diagnostica arteriografica degli ematomi intracranial (G. Gaist e F. Donti) ; Gli aneurismi dei vasi cerebrali. Diagnostica clinica e terapia chirurgica (M. Milletti).

O. Lange

ESTUDIOS DE NEUROLOGÍA CLÍNICA. L. BARRAQUER FERRÉ. Um volume com 770 Páginas e 225 figuras. Editado por Publicaciones Médicas (José Janes Ed.), Barcelona, 1952.

Trata-se de compilação de estudos de neurologia clínica publicados pelo autor até o presente. E' prefaciada por Robert Bing, que traça elogios ao autor e à escola criada por seu pai - Barraquer Rovirolta - que chefia na atualidade, ressaltando a importância temática dos trabalhos dessa escola e o seu caráter altamente clínico e realçando seu valor numa época em que a maioria das escolas se dedica a estudos baseados em métodos de exploração para-clínicos. Os trabalhos são agrupados segundo a matéria analisada, sendo os trabalhos de semiología neurológica enquadrados no primeiro capítulo, no qual desenvolve oito temas, destacando-se o estudo didático sôbre a fisiopatologia e semiología dos lobos frontais, publicada pela primeira vez em 1945, com caráter de atualização baseada em copiosa bibliografia. Seguem-se capítulos sôbre assuntos diversos, ora originais, ora de caráter didático, nos quais sempre se evidencia o relêvo que o autor dá à observação clínica, sendo estudados, sucessivamente, as neuralgias, as paralisias periféricas e polineurites, as infecções do sistema nervoso central, as síndromes de compressão medular e radicular, a síndrome medular transversa, as enfermidades familiares, a siringomielia, as síndromes vasculares centrais, as síndromes de compressão encefálica, as síndromes extrapiramidais, a epilepsia, as miopatias, o trofismo das extremidades, as enfermidades vasculares paraneu rológicas e as síndromes motoras chamadas funcionais.

Um dos últimos capítulos é dedicado ao estudo da lipodistrofia progressiva (enfermidade de Barraquer), desenvolvido e publicado de 1934 a 1949, moléstia sôbre a qual o autor tece amplos comentários, abrangendo nomenclatura, histórico, distribuição e diagnóstico diferencial com a enfermidade de Simmonds e a distrofia muscular de Landouzy-Déjerine; embora sem verificações anátomo-patológicas, Barraquer Ferré defende, baseado nos estudos de Wartenberg sôbre a hemiatrofia facial progressiva, a natureza central da síndrome, cujo aparecimento seria devido a lesão de núcleos simpáticos hipotalâmicos e conseqüente liberação dos centros inferiores afetando o simpático cervical, provocando atrofia do tecido adiposo cefalotorácico, característico da doença; a lesão hipotalâmica seria secundária (processos encefalíticos, distúrbios hormonais, metabólicos, etc.) ou pri- mária. Êste é o ponto interessante do trabalho, apoiando o autor a inclusão da moléstia no grupo heredodegenerativo das doenças do sistema nervoso; para documentar seu ponto de vista relata um dos seus 10 casos já observados, mulher que referia moléstia semelhante à sua em ascendentes (mãe e avó) e cuja filha apresentava sinais incipientes de lipodistrofia cefalotorácica.

A profundidade e a pormenorização dos estudos apresentados neste livro são variáveis, mas, em todos êles se faz notar a orientação predominantemente clínica da escola neurológica dirigida por Barraquer Ferré; a ampla documentação fotográfica, que parece ter constituído uma preocupação para o autor durante tôda sua vida, confirma êste ponto de vista.

A. Spina França Netto

PRINCIPLES OF VERTEBRAL TOMOGRAPHY. I. BOKSTROM. Um volume com 126 páginas e 67 ilustrações. Acta Radiológica, suplemento 103, Estocolmo, 1953.

Esta monografia versa principalmente sôbre um estudo experimental dos corpos vertebrais mediante a toniografia. Empregando vértebras não fixadas provenientes de autópsias recentes, o autor investiga, em primeiro lugar, o valor da tomografia, em comparação com as radiografias comuns, no estudo da forma e estrutura das vértebras. No estudo da morfología e, principalmente, para pôr em evidência perdas de substâncias pouco profundas ou pequenas fraturas, a tomografia é, segundo o autor, incontestàvelmente superior às radiografias comuns. Já o estudo da estrutura óssea é nìtidamente mais acurado com as radiografias simples, pôsto que o trabeculado ósseo se torna borrado em conseqüência do deslocamento do foco. Também no diagnóstico de lesões destrutivas difusas no tecido esponjoso, a tomografia não oferece vantagens.

Fazendo escavações de diversos tamanhos em diferentes situações no corpo vertebral e seguindo sempre o mesmo critério comparativo entre tomografia e radiografias comuns, o autor chegou à conclusão de que, para o estudo das perdas de substância no tecido esponjoso das vértebras, a tomografia proporciona maiores possibilidades. Mediante o enchimento de cavidades ósseas artificiais com substâncias radiopacas, Bakstrom pôde estudar também a visualização das zonas de opacidade aumentada. Embora a tomografia, nessas condições experimentais, mostrasse superioridade absoluta se comparada com a radiografia rotineira, a impressão do autor é que, na clínica, não se justifica o emprêgo da toniografia para o estudo das lesões osteoplásticas.

A conclusão que se pode tirar das observações registradas neste extenso e meticuloso trabalho é que a tomografia constitui, em dadas circunstâncias, excelente recurso na propedêutica da coluna vertebral e oferece, ainda, a possibilidade de eliminar as estruturas que em radiografia simples a ela se superpõem e mascaram sua morfología. A monografia é cuidadosamente impressa, sendo perfeita a nitidez dos clichês que a documentam.

J. Zaclis

SPINAL NEURINOMA. A CLINICAL STUDY COMPRISING 44 CASES. BENDT BROAGER. Um volume com 241 páginas, 26 figuras e 49 quadros, editado pela Acta Psychiatrica et Neurologica Scandinavica (suplemento nº 85), Copenhage, 1953.

Trata-se de monografia fundamentada em 44 casos de neurinomas espinhais e outros tumores medulares verificados histològicamente no Departamento de Neurocirurgia do Hospital -da Universidade de Copenhage; a finalidade do autor é a de contribuir para um diagnóstico precoce e seguro dos neurinomas intrarraquidianos. O trabalho é minucioso, objetivo e analítico, refletindo experiência de grande utilidade para neurologistas e neurocirurgiões.

Para o autor justifica-se o uso do têrmo neurinoma, que sòmente sugere a localização num nervo e a riqueza em fibrilas (colágeno) ; a origem ecto ou me-sodérmica é muito discutida e de difícil comprovação, julgando o autor que ambos contribuem, com preponderância de um ou de outro, na origem do tipo de tecido presente no tumor de bainha nervosa. Em 271 casos de tumores intrarraquidianos, o autor encontrou 86 meningiomas, 44 neurinomas e 43 gliomas. Dos neurinomas, 11 localizavam-se na região cervical, 19 na torácica, 13 na lombar e um na sacra. A idade média do início dos sintomas foi, para a região cervical, de 34 anos, para a torácica de 45,5 e, para a lombar, de 36,5. O ponto de origem dos neurinomas foi uma raiz anterior (7), uma raiz posterior (13), a dura-máter ou nervo durai (5), não definida (19).

Capítulos subseqüentes são dedicados à sintomatologia neurológica, estudada conforme a localização dos neurinomas em várias alturas da coluna vertebral; o mesmo foi feito em relação aos resultados do exame do líqüido cefalorraquidiano e às radiografias contrastadas. O diagnóstico diferencial com outros tipos de tumores e com outras afecções intrarraquidianas é estudado cuidadosamente à luz de abundantes e objetivos dados estatísticos.

Finalizando, depois de indicar as normas táticas e técnicas de intervenção cirúrgica, o autor conclui que bs resultados maus ou precários dependem dos sintomas graves pré-operatórios, do desenvolvimento rápido das paralisias, das adesões do tumor à medula ou à cauda eqüina, da degeneração medular provocada por compressão exercida durante muito tempo.

Trata-se, em resumo, de monografia de alto valor científico, de grande interêsse tanto para o neurologista como para o neurocirurgião; os dados apresentados e a análise cuidadosa que dêles faz o autor honram sobremodo a escola neurocirúrgica a que pertence.

Carlos De Luccia

LIVROS RECEBIDOS

Nota da Redação - A notificação dos livros recentemente recebidos não implica em compromisso da Redação da revista quanto à publicação ulterior de uma apreciação. Todos os livros recebidos são arquivados na biblioteca do Serviço de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Diagnostic Tests in Neurology. R. Wartenberg. Um volume com 228 páginas e 62 figuras. Editado por Year Book Publishers Inc., Chicago, 1953. Preço: $4.50.

The Psychopathic Delinquent and Criminal. G. N. Thompson. Um volume com 161 páginas e 20 figuras. Editado por Charles C. Thomas, Springfield. 1953. Preço: $4.50.

Archivio di Neurochirurgia. Vários autores. Coordenado por M. Milletti. Um volume com 654 páginas e 53 figuras. Ed. Scientifiche Dell'Instituto Neuro-chirurgico "Cesare Cavina" (Bologna) e di Aldo Martello (Milano), 1952.

Principles of Vertebral Tomography. I. Bokstrom. Um volume com 126 páginas e 67 figuras, suplemento nº 103 da Acta Radiológica, editado por Akademisk Avhandling, Estocolmo, 1953.

Actos du II Congrès International de Criminologie (Section III - Psychiatrie - Psychologie - Psychanalyse). Paris-Sorbonne, Septembre, 1950. Um volume com 408 páginas, editado por Presses Universitaires de France (108, Boulevard Saint-Germain, Paris), 1952.

The Neurophysiological Basis of Mind. The Principles of Neurophysiology. J. C. Eccles. Uni volume com 314 páginas e 89 figuras. Editado por Clarendon Presses, Oxford, 1953.

Anatomy of the Autonomic Nervous System. G. A. G. Mitchell. Um volume com 356 páginas e 131 figuras. Editado por E. & S. Livingstone Ltd., Edinburgo-Londres, 1953.

Spinal Neurinoma. A Clinical Study. Bendt Broager. Um volume com 26 figuras, 49 tabelas e 241 páginas, suplemento nº 85 de Acta Psychiatrica et Neurológica Scandinavica, editado por Ejnar Munksgaards, Copenhage, 1953.

Gynäkologische Organneurosen. Einführungsvorlesungen in die Psychosomatik. H. Römer. Um volume com 190 páginas, editado por Georg Thieme, Stuttgart, 1953.

Integration Linearer Kutaner Schmerzreize. Eine Neurologische und Klinisch-Neurophysiologische Studie. Alf Breig. Um volume com 65 páginas e 39 figuras. Editado por Georg Thieme, Stuttgart, 1953. Preço: D.M. 7.20

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Abr 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1953
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org