Acessibilidade / Reportar erro

Indicadores de prognóstico clínico da deglutição em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico

RESUMO

Alterações da deglutição são observadas em mais de 50% dos pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) agudo.

Objetivo

Identificar os indicadores de prognóstico clínico da funcionalidade da deglutição na população com AVCI em fase aguda, visando o estabelecimento de indicadores de priorização de atendimento fonoaudiológico.

Métodos

Participaram do estudo adultos admitidos em Pronto Socorro (PS) com AVCI. As etapas de coleta de dados envolveram avaliação fonoaudiológica para determinação do nível funcional da deglutição (American Speech-Language-Hearing Association National Outcome Measurement System – ASHA NOMS) e a coleta de variáveis demográficas e clínicas.

Resultados

A amostra do estudo incluiu 295 pacientes agrupados de acordo com os níveis ASHA NOMS: níveis 1 e 2 – ASHA1 (n = 51); níveis 3, 4 e 5 – ASHA2 (n = 96); níveis 6 e 7 – ASHA3 (n = 148). As análises indicaram os seguintes resultados significantes: pacientes com pior funcionalidade da deglutição (ASHA1) apresentaram média de idade superior a 70 anos, maior comprometimento da circulação cerebral anterior pós-AVCI, pior pontuação na Escala de Coma de Glasgow (ECG ≤ 14 pontos), demoraram mais tempo para iniciar o atendimento fonoaudiológico, permaneceram mais tempo internados no hospital, fizeram mais uso de via alternativa de alimentação, necessitaram de mais sessões fonoaudiológicas para retirada da via alternativa de alimentação, demoraram mais tempo para retornar para alimentação por via oral e apresentaram pior desfecho (um número menor de indivíduos recebeu alta fonoaudiológica e apresentaram mortalidade aumentada).

Conclusão

Pacientes com AVCI agudo, admitidos em PS, que apresentem idade ≥ 70 anos, pontuação na ECG ≤ 14, com comprometimento do sistema circulatório cerebral anterior e demência, devem ser priorizados no atendimento fonoaudiológico.

Fonoaudiologia; deglutição; transtornos da deglutição; acidente vascular cerebral; indicadores de serviços

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org