Acessibilidade / Reportar erro

Rastreamento do olhar para estímulos sociais em pacientes com síndrome de Rett e transtornos do espectro do autismo: estudo piloto

Objetivo

Comparar a fixação visual em estímulos sociais em pacientes com síndrome de Rett (SR) e com transtornos do espectro do autismo (TEA).

Método

Fixação visual em estímulos sociais foi analisada em 14 pacientes do sexo feminino com SR (idades entre 4 e 30 anos), 11 pacientes do sexo masculino com TEA (idades entre 4 e 20 anos), e 17 crianças do sexo feminino com desenvolvimento típico (DT). Os participantes foram expostos a três figuras diferentes (duas figuras de faces humanas e uma figura contendo estímulo social e não social) apresentadas por 8 segundos cada uma no monitor de um computador acoplado a um equipamento de rastreamento de olhar.

Resultados

A porcentagem de fixação visual em estímulos sociais foi significativamente maior no grupo SR do que no grupo TEA e mesmo no grupo DT.

Conclusão

A fixação visual em estímulos sociais parece ser mais um dos endofenótipos que esclarecem as diferenças entre SR e TEA.

síndrome de Rett; transtornos do espectro do autismo; cognição social; rastreamento do olhar


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org