Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização da dor na distrofia muscular de Duchenne

RESUMO

Distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença recessiva ligada ao X, caracterizada por fraqueza muscular progressiva. Historicamente a dor não foi considerada como um dos principais sintomas em DMD.

Objetivo

Investigar a relação entre DMD e dor.

Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados Medline/PubMed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Foram incluídos na busca artigos que mostravam os termos “Distrofia Muscular de Duchenne” e “Dor” em todos os campos. Todos os estudos incluíram meninos diagnosticados com DMD e a ocorrência/intensidade da dor nesta população.

Resultados

Inicialmente, havia 175 estudos. 167 artigos foram excluídos por não preencherem os critérios de inclusão. Então, 8 estudos elegíveis, envolvendo a avaliação da dor em DMD, foram analisados.

Conclusão

A dor é um problema frequente nesta população e esse sintoma é potencialmente tratável. Estudos concluíram que a dor pode influenciar diretamente a qualidade de vida dessa população.

Distrofia Muscular de Duchenne; Dor; Doenças Neuromusculares

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org