Acessibilidade / Reportar erro

Achados de neuroimagem em pacientes hospitalizados por COVID-19: um estudo retrospectivo e observacional em dois serviços brasileiros de referência

RESUMO

Introdução:

Diversas manifestações neurológicas têm sido atribuídas à COVID-19.

Objetivo:

Investigar a ocorrência de sintomas neurológicos e achados de neuroimagem em pacientes internados em dois centros de referência brasileiros.

Métodos:

Estudo retrospectivo que avaliou pacientes internados em dois hospitais no Brasil entre 4 de março e 7 de julho de 2020, com confirmação laboratorial de infecção pelo COVID-19 e que foram submetidos a tomografia computadorizada ou ressonância magnética do crânio em razão de sintomas neurológicos.

Resultados:

Obtivemos 1.359 pacientes com confirmação laboratorial de infecção pelo COVID-19. Deles, 250 (18,4%) apresentaram sintomas neurológicos e foram submetidos a exames de imagem do crânio e nove (3,6%) demonstraram achados de neuroimagem compatíveis com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo ou subagudo. Em seis dos nove pacientes, observaram-se inicialmente tosse e dispneia graves, enquanto outros três chegaram ao pronto-socorro com sinais de AVC agudo.

Conclusões:

Foram descritos os achados de neuroimagem em pacientes infectados com COVID-19 em dois grandes centros de referência brasileiros. Reforçamos a importância de estar atento aos quadros neurológicos, especialmente de AVC, tanto em pacientes graves hospitalizados quanto em pacientes que chegam ao pronto-socorro com sintomas neurológicos agudos, mesmo em idosos.

Palavras-chave:
COVID-19; Acidente Vascular Cerebral; Neurologia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org