Acessibilidade / Reportar erro

Efeito protetor do extrato da Camellia japonica L. na lesão de reperfusão isquêmica cerebral em ratos

RESUMO

Objetivo:

Investigamos o efeito protetor do extrato da flor de Camellia japonica L. (ECJ) na lesão de reperfusão isquêmica cerebral (I/R) em ratos.

Métodos:

A lesão de I/R de rato foi induzida por uma oclusão da artéria cerebral média por 90 minutos e reperfusão por 48 horas. Os animais receberam uma injeção intravenosa uma vez ao dia de 20, 40, 80 mg/kg de ECJ por três dias consecutivos antes da I/R. A função de aprendizagem e memória, o volume do infarto, o nível sérico de malondialdeído (MDA), a atividade da desidrogenase láctica e o extravasamento de imunoglobulina (IgG) no parênquima cerebral foram avaliados como índices de dano celular.

Resultados:

O pré-tratamento com ECJ reduziu acentuadamente o volume do infarto, o nível sérico de MDA e a atividade da desidrogenase láctica, e inibiu marcadamente o extravasamento de IgG. Além disso, o pré-tratamento com ECJ também poderia inibir os déficits de aprendizado e memória induzidos pela lesão de I/R.

Conclusão:

O pré-tratamento com ECJ tem um efeito protetor contra lesão cerebral de I/R em ratos.

Palavras-chave:
Isquemia encefálica; barreira hematoencefálica

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org