Acessibilidade / Reportar erro

Associação da força de preensão manual com medidas funcionais em crianças com distrofia muscular de Duchenne, que não deambulam

RESUMO

A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença caracterizada por perda progressiva da fibra muscular, gradualmente de proximal a distal. Embora poucos estudos tenham investigado a força de preensão manual em pacientes com DMD não ambulatoriais, foi observada uma falta de literatura para determinar suas relações com a capacidade funcional.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi determinar as associações entre força de preensão manual e medidas funcionais em crianças não ambulatoriais com DMD.

Métodos:

A força de preensão manual foi avaliada com dinamômetro em crianças com DMD. As crianças com DMD foram avaliadas com a versão turca da Egen Klassifikation Scale Versão 2 (EK2) para capacidade funcional global, desempenho do membro superior (PUL) para desempenho funcional do membro superior e ABILHAND-Kids para a habilidade manual.

Resultados:

A idade média de trinta e oito crianças com DMD foi de 12,02 ± 1,99. A força de preensão manual dominante das crianças com DMD foi maior que a da mão não dominante (p < 0,05). A EK2 foi calculada em 13,02 ± 5,50, PUL em 49,86 ± 14,34 e ABILHAND-Kids em 26,81 ± 7,59. A força de preensão manual foi correlacionada com a EK2 (p < 0,05).

Conclusões:

Sabe-se que medir a capacidade funcional e força em crianças muito fracas com DMD tem sido difícil e complexo para terapeutas / clínicos em ambiente clínico. Embora exista uma correlação moderada, a força de preensão manual pode ser usada na prática clínica como uma ferramenta de avaliação prática para obter imediatamente uma percepção da capacidade funcional global em crianças com DMD não ambulatoriais.

Palavras-chave:
Doenças neuro-musculares; distrofias musculares; distrofia muscular de Duchenne

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org