Acessibilidade / Reportar erro

Melhora em função motora e necessidade reduzida de shunts pós-natais em crianças submetidas a cirurgia fetal uterina da mielomeningocele

Objetivo

Comparar o desenvolvimento neuromotor de pacientes submetidos à cirurgia fetal intrauterina da mielomeningocele ao de pacientes não submetidos ao procedimento.

Métodos

Foram avaliados: o desenvolvimento neuromotor (descrevendo o nível anatômico e motor funcional), o tipo de marcha, a necessidade de órteses e o nível cognitivo de crianças com mielomeningocele entre 3,5 e 6 anos de idade, submetidas (Grupo A; n=6) ou não submetidas (Grupo B; n=7) à cirurgia fetal intra-uterina.

Resultados

A função motora apre-sentou melhora significante, com nível funcional mais elevado em dois ou mais segmentos em relação ao nível anatômico em todas as crianças do Grupo A e em duas crianças do Grupo B, com diferença estatística entre os grupos (p<0.05). Cinco crianças do Grupo A e uma do grupo B eram deambuladoras comunitárias.

Conclusão

Apesar da pequena amostragem, nos 6 casos de cirurgia prenatal observouse melhora da função motora e menor necessidade de shunts pós-natais.

meningomielocele; disrafismo espinal; marcha; doenças fetais; cirurgia


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org