Acessibilidade / Reportar erro

O treinamento de Pilates e aeróbio melhoram os níveis de depressão, ansiedade e qualidade de vida em indivíduos com sobrepeso e obesidade

RESUMO

Objetivo:

Comparar os efeitos do treinamento com Pilates e caminhada sobre os níveis de qualidade de vida, depressão e ansiedade.

Métodos:

Sessenta e três participantes com sobrepeso/obesidade foram divididos aleatoriamente em grupos: Controle (n = 20), Caminhada (n = 21) e Pilates (n = 22). Os grupos Pilates e caminhada realizaram oito semanas de sessões de exercício de 60 minutos 3 vezes/semana. Os níveis de qualidade de vida, depressão e ansiedade traço e estado foram avaliados antes e após oito semanas de treinamento.

Resultados:

Os escores de qualidade de vida, depressão e ansiedade-traço melhoraram nos grupos Pilates e caminhada. Os níveis de ansiedade-estado melhoraram apenas no grupo caminhada.

Conclusão:

O Pilates e a caminhada impactam positivamente os níveis de qualidade de vida, depressão e ansiedade. O método Pilates pode ser usado como um método alternativo para distúrbios do humor em indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Palavras-chave:
exercício; terapias complementares; transtornos mentais; obesidade

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org