Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da escolaridade na aprendizagem de uma tarefa cognitivo-motora em idosos: cursar a faculdade fornece maior efeito protetor contra o envelhecimento do que cursar o ensino médio

RESUMO

Objetivo:

Investigar se adultos e idosos com escolaridade alta teriam aprendizagem diferente de adultos e idosos com escolaridade média em uma tarefa cognitivo-motora envolvendo função de membros inferiores.

Método:

A tarefa foi baseada no Trail Making Test (Tarefa de Deambulação Funcional, TDF). Oitenta voluntários (40:50–65 anos; 40:66–80 anos) foram subdivididos em escolaridade média (6–11 anos) e alta (12–17 anos) e realizaram duas sessões de treinamento (1: oito repetições, 2: quatro repetições), com intervalo de uma semana. O Timed Up and Go (TUG) foi realizado antes e após o treinamento.

Resultados:

Voluntários com escolaridade média levaram mais tempo para concluir a TDF do que voluntários com escolaridade alta (p < 0.001). Idosos apresentaram menor retenção do que adultos (p < 0.001). TUG foi mais rápido após o treinamento.

Conclusão:

O impacto da escolaridade foi observado quando a locomoção foi associada com tarefas cognitivas. Voluntários com escolaridade média apresentaram menor aprendizagem do que com escolaridade alta, principalmente idosos. A velocidade da marcha aumentou com o treinamento.

Palavras-chave:
cognição; envelhecimento; avaliação; função executiva; locomoção; percepção visual

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org