Acessibilidade / Reportar erro

A coexistência da síndrome das pernas inquietas e esclerose múltipla agrava ansiedade e depressão

RESUMO

Antecedentes:

Considerando-se as comorbidades que acompanham a esclerose múltipla (EM), a síndrome das pernas inquietas (SPI) é uma das mais comuns, e ansiedade e depressão são comorbidades psicológicas comuns que afetam a qualidade de vida de pacientes com EM, bem como de pacientes com SPI.

Objetivo:

Investigar a carga psiquiátrica da coexistência de EM e SPI por meio de uma pesquisa nacional, multicêntrica e transversal.

Métodos:

Os participantes foram avaliados por parâmetros demográficos e clínicos, além da versão turca das escalas de ansiedade e depressão de Hamilton (HAM-A e HAM-D).

Resultados:

Dos 1.068 participantes, 173 (16,2%) apresentaram SPI [SPI (+)] e 895 (83,8%) não [SPI (-)]. As pontuações médias no HAM-A e no HAM-D foram significativamente maiores em indivíduos com SPI (+) do que naqueles com SPI (-) (p <0,001 para todas as variáveis).

Conclusões:

De acordo com nossos dados, a presença de SPI na EM pode aumentar a ocorrência de sintomas de ansiedade e depressão. A conscientização e o tratamento da SPI na EM podem reduzir os sintomas de comorbidades psiquiátricas originadas da SPI.

Palavras-chave:
Esclerose Múltipla; Síndrome das Pernas Inquietas; Depressão; Ansiedade; Transtornos Mentais

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org