Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste Strange Stories

Objetivo

Avaliação de habilidades de Teoria da Mente em indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e indivíduos-controle, com a aplicação do teste Strange Stories , traduzido e adaptado para a Língua Portuguesa.

Método

Participaram do estudo 28 crianças com TEA e 56 crianças-controle, todas do sexo masculino e na faixa etária entre seis e 12 anos.

Resultados

Foram observadas diferenças significativas entre os escores médios dos grupos em cada uma das 12 histórias do teste e na soma dos escores de todas as histórias. Os escores médios registrados para todas as histórias foram significativamente maiores no grupo-controle do que no grupo experimental (crianças com TEA). Observou-se ótima consistência interna do protocolo.

Conclusão

As habilidades de Teoria da Mente avaliadas pelo teste Strange Stories se mostraram alteradas no grupo de crianças com TEA quando comparadas às crianças do grupo-controle.

transtornos globais do desenvolvimento; autismo; teoria da mente


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org