Accessibility / Report Error

Características clínicas e liqúoricas de pacientes com neurossífilis e sífilis ocular: uma série de casos

Conrado Regis Borges Sérgio Monteiro de Almeida Karen Sue Jéssyca Luana Alves Koslyk Mario Teruo Sato Naoye Shiokawa Hélio Afonso Ghizoni Teive Sobre os autores

RESUMO

Introdução

Na primeira década deste século observou-se um aumento significativo da incidência de sífilis no mundo.

Objetivo

Estudar características clínicas e laboratoriais da sífilis no Sistema Nervoso Central e da sífilis ocular.

Métodos

Estudou-se, retrospectivamente, uma série de treze casos com diagnóstico clínico e laboratorial de neurossífilis e/ou sífilis ocular, admitidos aos Serviços de Neurologia ou Neuroftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Resultados

Nove pacientes tiveram diagnóstico de neurosífilis e dois destes apresentaram concomitantemente sífilis ocular. Quatro pacientes tiveram somente o diagnóstico de sífilis ocular. Dos pacientes com diagnóstico de neurosífilis, seis apresentaram meningite sifilítica sintomática, dentre os quais um se apresentou com paralisia isolada de par craniano, um com paralisia de par craniano associada sífilis ocular, dois com mielite transversa (manifestação de meningomielite), um com meningite que agravou sintomas de Miastenia Gravis e um com meningite isolada associada a sífilis ocular. Houve 3 casos de neurosífilis meningovascular. Na análise univariada, pacientes sem manifestações oculares de sífilis apresentaram maiores níveis proteína total e leucócitos do que os pacientes com sífilis ocular.

Conclusão

Essa série brasileira de casos de pacientes com neurosífilis e sífilis ocular destaca a alta variabilidade clínica desta doença. Alto grau de suspeição diagnóstica é necessário quando em frente a sintomas neurológicos e oculares para rápido diagnóstico e adequado manejo dos pacientes.

Sífilis; neurossífilis, sífilis ocular

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org