Acessibilidade / Reportar erro

Análises de livros

Análises de livros

LECTURES ON DEVELOPMENTAL PHYSIOLOGY. Alfred KÜHN. Um volume encadernado (18x26) com 535 páginas e 620 ilustrações. Versão inglêsa da segunda edição do original alemão, feita por Roger Milkman. Springer Verlag, New York-Heidelberg-Berlin, 1971.

O Prof. Alfred Kühn, do Instituto de Biologia Max-Planck de Tübingen, teve sua obra editada pela segunda vez, sendo esta última traduzida para o idioma inglês visando a maior divulgação, justificada pelos méritos do autor e pela excelência de seus ensinamentos. Este livro é a coletânea de aulas e conferências proferidas sobre 36 temas de Biologia, Embriologia e Genética tornando-se um conjunto harmônico por encarar problemas fundamentais e conceitos básicos da fisiologia do desenvolvimento celular. Nele são expostos detalhes da arquitetura e sucessivas transformações dos cromosomas, assim como sua composição química, sendo discutido o papel do DNA, da eucromatina e da heterocromatina, e analisada a estrutura submicroscópica. Ao nível de citologia são estudadas a divisão citoplásmica e o crescimento do núcleo e do nucléolo, a formação e transformação do fuso, a prometafase e a anafase ligadas à movimentação cromossômica, bem como mecanismos aberrantes de divisão celular obtidos "in natura" e experimentalmente. São descritos os episódios de desenvolvimento de seres unicelulares em suas fases vegetativas e de resistência, bem como seu comportamento sexual. São abordados problemas de polaridade de embriões, simetria, clivagem, inductores específicos e substâncias indutoras. Depois de descrever o desenvolvimento normal de embriões o autor se detém no desenvolvimento pós-embrionário tomando os insetos como material de estudo. Mais adiante aponta, em exemplos de vegetais com o desenvolvimento típico de planta herbácea, a diferenciação de seus tecidos, a distribuição de suas folhas, bem como o efeito de fito-hormônios no desenvolvimento vegetativo; analisa o efeito da luz e da temperatura no crescimento das flores. Em outro grupo de aulas estuda os fenômenos de regeneração tomando como material de observação a estrêla-do-mar, a Hydrae a Tubularia,apontando substâncias inibidoras. Focaliza gens letais em insetos e fenômenos de mutação em vertebrados.

Trata-se pois de livro de inestimável valor para os estudiosos da Biologia em amplo sentido, devendo ser considerado como de consulta obrigatória pois é vultoso o acervo dos dados estudados com bases em extensa documentação, demonstrada nas 620 ilustrações que o enriquecem. A grande experiência do autor, reconhecível na discussão dos dados doutrinários, a par com sua notável capacidade expositiva transparecem em todos os capítulos, cada um deles constituindo uma aula completa. A versão inglesa, fiel e escorreita porque feita por um discípulo do autor e que já é renomado biologista, permitirá ampliar substancialmente o âmbito dos leitores deste livro, proporcionando mais oportunidades para o conhecimento dos trabalhos e ensinamentos de um dos maiores biologistas contemporâneos.

D. Andreucci

DEPRESSIVE SYNDROME IM KINDES-UND JUGENDALTER. G. Nissen. Monografia (16 x 25) com 174 páginas, 51 tabelas e 11 figuras. Volume nº 4 da série Monographien aus dem Gesamtgebiete der Psychiatrie. Springer Verlag, BerlinHeidelberg-New York, 1971.

O autor procurou analisar as relações entre a idade somática e a ocorrência de estados depressivos em crianças e adolescentes, visando a contribuir para o esclarecimento patogênico das neuroses e psicoses cada vez mais freqüentes nas primeiras décadas da vida. Trata-se, pois, de um estudo da psicologia do desenvolvimento orientado para a compreensão dos problemas atinentes à Psiquiatria da fase infanto-juvenil. Com base na observação, mediante longos períodos de seguimento de vários casos registrados na Stadt Klinik für Kinder-Jugendpsychiatrie (Berlin), o autor procura assinalar os fatos implicados na gênese dos estados depressivos e determinar as bases para o prognóstico e para a afirmativa de que tal ou quadro depressivo ocorrido nas duas primeiras décadas da vida será, ou não, uma manifestação preliminar de psicose que se desenvolverá na idade adulta. Foram compulsados os prontuários de 105 crianças ou adolescentes registrados naquela Clínica durante o período compreendido entre janeiro de 1942 e dezembro de 1968, sendo todos os casos submetidos a entrevistas pessoais. Foram incluidos, no material de estudo, pacientes com depressão pura mas de longa duração, com estados depressivos acompanhados de autismo, com depressões precedendo as psicoses esquizofrênicas, com depressões acompanhadas ou consequentes a distúrbios endócrinos, sendo os casos divididos, do ponto de vista fenomenológico, em seis tipos ou síndromes. O diagnóstico para enquadramento nosológico sempre foi mais difícil que a classificação sindrômica fenomenológica. Mediante tratamento estatístico o autor estabelece correlações entre os estados depressivos, por um lado, e a idade, sexo e inteligência dos pacientes, por outro, o que parece ser de utilidade para a correta indicação terapêutica.

Ari Sokolovsky

LEHRBUCH DER SPEZIELLEN KINDER-UND JUGENDPSYCHIATRTE. H. harbauer, R. Lempp, G. Nissen und P. Strunk. Um volume encadernado (20 x 27,5) com 392 páginas e 35 ilustrações, Springer Verlag, Berlin-Heidelberg-New York, 1971.

Neste compêndio de psicopatologia infanto-juvenil, em 21 capítulos bem ordenados, são abordados os distúrbios psíquicos das crianças e dos jovens em todos os seus aspectos, desde aqueles que podem ser atribuídos ao desenvolvimento somático até os aspectos ligados à Psiquiatria Social e Forense, passando pelas modificações inerentes ao desenvolvimento psíquico até os 18 anos de idade, tanto em condições normais como em circunstâncias patológicas, sendo analisadas as gradações psíquicas da maturidade escolar e as influências do ambiente familiar, escolar e social. Dentro desta linha de desenvolvimento etário são considerados as anormalidades psicossomáticas, os distúrbios psicogênicos, os desvios sexuais, as toxicomanias, as oligofrenias, as epilepsias, as psicoses endógenas, os casos de crianças e adolescentes considerados como problemas, familiares ou escolares. A gênese de cada doença mental ou transtorno psíquico é discutida ora com base em princípios psicoanalíticos ora em outras conceituações patogênicas. Os diagnósticos etiológicos e diferenciais são amplamente ventilados com base na longa experiência dos autores haurida em clínicas especializadas onde trabalham ocupando postos de responsabilidade, sediadas, respectivamente, em Frankfurt, Tubingen, Berlin e Freiburg. Esta experiência também fornece base para as indicações terapêuticas, sendo comentadas as mais recentes aquisições neste setor. Grande ênfase deram os autores para a análise das perspectivas prognósticas, de grande importância para o reajustamento social e familiar dos pacientes. Capítulo especial bastante elucidativo é destinado à discussão dos aspectos relativos à Psiquiatria Social, de tão grande importância na atualidade. Assim, este livro constitui um verdadeiro tratado de psicopatologia infanto-juvenil que, pela disposição dos assuntos e pelo caráter didático, é de grande utilidade não somente para os especialistas mas também, e talvez principalmente, para os pediatras, para os neurologistas e para os clínicos que lidam com crianças e adolescentes. Também será proveitosa sua leitura para estudantes de Medicina e para aqueles que se dedicam a especialidades correlatas, como sejam a Psicología e a Pedagogia, pois nele são bem analizados os grandes problemas dos adolescentes nesta época de atribulações, de reivindicações e de inconformismos. Apenso a cada capitulo os estudiosos encontrarão farta fonte de referências bibliográficas.

Ari Sokolovsky

THE ROLE OF DRUGS IN COMMUNITY PSYCHIATRY. Ch. Shagass, editor. Um volume (17 x 24,5) encadernado, com 128 páginas. Volume 6 da série Modern Problems of Pharmacopsychiatry, coordenada por F. A. Freyhan, P. Pichot e N. Petrilowitsch. S. Karger, Basel-Muenchen-Paris-London-New York-Sydney, 1971.

Nos últimos anos a Psiquiatria vem ampliando seu campo de ação, não se limitando mais às áreas estritas dos frenocômios e procurando atender à comunidade em que vive o doente mental. Índice dessa tendência é o desenvolvimento cada vez maior de departamentos universitários de Psiquiatria, de clínicas e ambulatórios psiquiátricos em hospitais gerais, assim como o crescente incremento da prática psiquiátrica em consultórios particulares. Vem sendo criada, assim, uma concientização das necessidades coletivas em termos de saúde mental, alterando-se profundamente o aspecto populacional dos hospitais psiquiátricos, pois, não somente diminui o número de pacientes realmente necessitados de internação, como também diminui o tempo de permanência, tudo em função de maior confiança na manipulação dos problemas mentais em nível de comunidade. Seguindo essa trilha a terapêutica psiquiátrica desenvolveu-se extraordinàriamente dando margem ao aparecimento de numerosas publicações esparsas na literatura médica. A série de livros que vem sendo coordenada por três especialistas de grande renome, como sejam F. A. Freyhan (New York), N. Petrilowitsch (Mainz) e P. Pichot (Paris) — Modern Problems of Pharmacopsychiatry — vem alcançando grande sucesso por isso que reune o que há de mais atualizado nesse setor terapêutico. O volume agora editado aborda especialmente os problemas atinentes à terapêutica da comunidade psiquiátrica. Depois de uma nota introdutória de Ch. Shagass expondo o planejamento do livro são abordados, em 10 capítulos, os seguintes assuntos: Escopo e limitações da Psiquiatria de comunidade (D. Goldberg); Medicamentos usados em hospitais psiquiátricos (J. O. Cole); Farmacoterapia de emergência. Medicação das crises psiquiátricas (A. F. Panzetta); Medicação de pacientes em ambulatórios (K. Rickels); Medicação psiquiátrica em hospitais gerais (A. S. Norris); Medicação pós-hospitalar, domiciliar e de manutenção (E. B. Kris); Fenotiazinas de ação prolongada na terapêutica de emergência e de manutenção (M. Fink); Medicação psiquiátrica em crianças; (H. H. Comly); Efeitos do tratamento medicamentoso sobre as famílias dos pacientes (E. J. Anthony e A. E. Rizzo); Abusos e mau emprego de agentes psicofarmacológicos (F. B. Glaser). Cada capitulo é complementado com amplas referências bibliográficas. índice final facilita a consulta.

Enide Nascimento Buratini

ESTADISTICA EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN. Henry E. Garret. Um volume encadernado com 509 páginas e 11 tabelas. Versão castelhana do original norteamericano. Segunda edição. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1971.

Este livro, extremamente útil para os psicólogos e educadores, mostra as possibilidades da aplicação de métodos estatísticos nos setores da Psicologia mais relacionados com a educação e reeducação de crianças e jovens. Os seis primeiros capítulos se referem à estatística descritiva, compreendendo a distribuição de freqüências, as medidas de tendência central, as medidas de variabilidade, a distribuição acumulada, os métodos gráficos e percentuais, a distribuição normal e a correlação linear. A segunda parte do livro refere-se à inferência e predição e, na terceira, o autor fornece grande soma de idéias para a construção de testes, assim como os elementos para considerar a validade dos dados obtidos e os métodos de correlação. Assim, o psicólogo encontrará material para amplo campo de estudo pois, além das técnicas de utilização, poderá dispor de elementos para conferir seus cálculos científicos. Todos os resultados apresentados pelo autor são expostos de maneira bastante didática e devidamente criticados para oferecer dados mais seguros para o manejo útil e correto dos números estatísticos. Como apêndice foram incluidas várias tabelas que enriquecem sobremodo o livro e serão de grande valor para os estudiosos.

Beatriz H. Whitaker Ferreira

Livros e monografias recebidos

Nota da Redação — A notificação dos livros e monografias recebidos não implica em compromisso da revista quanto à publicação de uma apreciação. Todos os livros recebidos são arquivados na biblioteca da Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

PSYCHIATRIE ET METHODOLOGIE. P. Marchais. Um volume (16,5x24,5) com 212 páginas e 3 figuras. Masson & Cie., Paris, 1970. Preço: 48 F.

EL PSICOANALISIS. TEORIA, CLINICA Y TECNICA. Angel Garma. Um volume com 425 páginas. Volume 32 da série Biblioteca de Psicologia Profunda. Segunda edição revista e aumentada. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1971.

TESTS DE DIAGNOSTICO PSICOLÓGICO. David Rapaport. Um volume (15,5x23) com 323 páginas e 8 figuras, complementado por um opúsculo contendo a bateria de testes de Rapaport. Versão castelhana do original norte-americano. Volume 13 da série Biblioteca de Psicometria y Psicodiagnostico. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1971.

DIAGNOSTICO DEL DESARROLLO NORMAL Y ANORMAL DEL NIÑO. A. gesell e C. Amatruda. Um volume (15,5 x 23) com 402 páginas, 20 figuras e 15 tabelas, complementado com um guia para exame e aplicação do diagnóstico de desenvolvimento de Gesell e um jogo de 8 protocolos de exames. Versão castelhana do original norte-americano. Volume 1 da série Biblioteca de Psicometria y Psicodiagnostico. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1971.

PSICOLOGIA DE LA ADOLESCENCIA. Elizabeth B. Hurlock. Um volume (15,5 x 23) com 573 páginas e 48 figuras. Versão castelhana do original norte-americano. Volume 2 da série (2) da Biblioteca de Psicologia Evolutiva. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1971.

SYMPATHISCHE NERVENAKTIVITAET UND VASCULAERE REAKTION BEIM MENSCHEN. Wolfram Delius. Monografia (14 x 20,5) ocm 32 páginas. Volume n.º 114 das Uppsala Dissertations. Acta Universitatis Upsalinensis, Uppsala, 1971.

THE EFFECTS OF CAROTID SINUS STIMULATION ON CARDIOVASCULAR DYNAMICS. A BIOENGINEERING APPROACH. P. Ake Oberg. Monografia (14 x 20,5) com 23 páginas. Volume n.º 115 das Uppsala Dissertations. Acta Universitatis Upsalinensis. Uppsala, 1971.

PSICOLOGIA DE LA PERSONALIDAD. Gordon W. Allport. Um volume (15x23) com 576 páginas. Volume 6 da série Biblioteca Psicologia de la Personalidad. Versão castelhana do original norte-americano. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1971.

LECTURES ON DEVELOPMENTAL PHYSIOLOGY. Alfred Kühn. Um volume (18 x 26) encadernado, com 535 páginas e 620 ilustrações. Segunda edição. Versão inglesa do original alemão, feita por Roger Milkman. Springer Verlag, New York-Heidelberg-Berlin, 1971. Preço US$ 19,60.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 1972
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org