Acessibilidade / Reportar erro

Hipotensão intracraniana espontânea: de trombose venosa cerebral ao tratamento cirúrgico: uma série de casos de um centro terciário de saúde brasileiro

Resumo

Antecedentes

Hipotensão intracraniana espontânea (HIE) é uma causa secundária de cefaleia e uma doença subdiagnosticada. A apresentação clínica pode ser muito variável. Tipicamente, se apresenta com queixas isoladas de cefaleia ortostática clássica, porém pode evoluir com complicações significativas como trombose venosa cerebral (TVC).

Objetivo

Relatar 3 casos de diagnóstico de hipotensão intracraniana espontânea manejados em uma enfermaria de neurologia de nível terciário.

Métodos

Revisão dos prontuários de três pacientes e descrição dos resultados clínicos e cirúrgicos.

Resultados

Três pacientes do sexo feminino com média de idade de 25.6 ± 10.0 anos. As pacientes apresentavam cefaleia ortostática e uma delas apresentou sonolência e diplopia devido a TVC. A ressonância magnética (RM) do encéfalo varia de achados normais até achados clássicos de HIE como realce paquimeníngeo e deslocamento inferior das tonsilas cerebelares. A RM da coluna mostrou coleções anormais de líquido epidural em todos os casos e a mielografia por tomografia computadorizada (TC) foi capaz de determinar fístula liquórica identificável em apenas uma paciente. Uma paciente recebeu abordagem conservadora e as outras duas foram submetidas a cirurgia aberta com laminoplastia. Ambas tiveram recuperação e remissão sem intercorrências no seguimento cirúrgico.

Conclusão

O diagnóstico e manejo da hipotensão intracraniana ainda são desafios na prática neurológica. Destacamos no presente estudo casos graves, complicação com TVC e bons resultados com tratamento neurocirúrgico.

Palavras-chave:
Hipotensão Intracraniana; Hospitalização; Cefaleia; Procedimentos Neurocirúrgicos; Trombose Venosa

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org