Acessibilidade / Reportar erro

Botulismo na Amazônia brasileira: uma doença fatal em uma população negligenciada

Resumo

Antecedentes

O botulismo é uma síndrome neuroparalítica rara e potencialmente fatal causada pela bactéria anaeróbia gram-positiva formadora de esporosClostridium botulinum. O microrganismo produz uma neurotoxina que inibe a liberação pré-sináptica de acetilcolina na junção neuromuscular, levando clinicamente a uma síndrome miastênica.

Objetivo

Descrever o recente surto de casos de botulismo e suas características demográficas, clínicas e laboratoriais.

Métodos

Relatamos quatro pacientes com botulismo em surto recente ocorrido entre 2017 e 2019 no estado do Amazonas.

Resultados

Dos quatro pacientes com botulismo, três o contraíram devido ao consumo de alimento contaminado e um por ferimento. Enfatizamos o excelente resultado clínico das diferentes apresentações da doença em nossa série de casos.

Conclusão

A proximidade temporal dessas notificações pode sugerir um novo aumento no número de casos nos próximos anos. Uma possível hipótese é que a raridade da doença diminuiu a conscientização quanto à prevenção primária ou mesmo ao diagnóstico por médico destreinado.

Palavras-chave
Botulismo; Toxinas Botulínicas; Doenças Negligenciadas

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org