Acessibilidade / Reportar erro

Neurosyphilis: H. H. Merritt. R. D. Adams E H. C. Solomon

ANÁLISES DE LIVROS

Neurosyphilis. H. H. Merritt. R. D. Adams E H. C. Solomon. Um volume com 443 páginas. Oxford University publications, New York, 1916.

Elaborado por um neurologista, um neuropatologista e um psiquiatra, cujos títulos os recomendam como autoridades, este livro reveste-se de excepcional valor. Todas as questões atinentes à neurossífilis foram cuidadas, de modo geral e em seus detalhes essenciais, constituindo um dos traços da obra a maneira didática de expor a matéria, o modo simples e conclusivo de considerar os fatos. Em suas linhas gerais, a obra não traz conhecimentos novos à matéria, porém os AA. deixam muito bem estabelecidas as noções modernas sobre os problemas da neurossífilis. O trabalho tem como base uma documentação tanto clínica como anátomo-patológica, que ilustra sobremodo a questão. O cabedal de estudo foi tirado de dois grandes hospitais neuropsiquiátricos de Boston, onde funcionam departamentos especiais para o tratamento da neurossífilis; isto permitiu estatísticas originais, baseadas em grande número de casos.

Logo após as considerações gerais, os AA. estabelecem uma classificação da neurossífilis, de cunho pessoal, onde sobressaem os elementos clínico e patológico. Em seguida, passam a considerar cada um dos tipos de neurolues, para só então vir a discutir certos aspectos do problema, tais como a neurossífilis congênita, os traumatismos e sua repercussão sobre a neurolues, a questão do líquido cefalorraquídio. Por fim, é discutido o tratamento, sendo dadas as noções mais recentes a respeito.

J. V. DOURADO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1946
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org