Acessibilidade / Reportar erro

O ácido lipóico aumenta as atividades da glutationa peroxidase, da Na+, K+-ATPase e da acetilcolinesterase no hipocampo de ratos após convulsões induzidas por pilocarpina?

No presente estudo nós investigamos os efeitos do ácido lipóico (AL) sobre as atividades da acetilcolinesterase (AChE), da glutationa peroxidase (GPx) e da Na+, K+-ATPase no hipocampo de ratos durante crises convulsivas. Ratos Wistar foram tratados com solução salina a 0,9% (i.p., grupo controle), ácido lipóico (20 mg/kg, i.p., grupo AL), pilocarpina (400 mg/kg, i.p., grupo P400), e a associação de AL (20 mg/kg, i.p.) com a pilocarpina (400 mg/kg, i.p.), 30 min antes da administração de pilocarpina (grupo AL + P400). Após os tratamentos todos os grupos foram observados durante 1 h. No grupo P400, houve um aumento significativo na atividade da GPx, assim como uma diminuição das atividades da AChE e Na+, K+-ATPase. Por sua vez, o pré-tratamento com AL aboliu o aparecimento de convulsões e reverteu a diminuição das atividades da AChE e da Na+, K+-ATPase causadas pelas convulsões, quando comparada com o grupo P400 sozinho. Os resultados do estudo demonstram que o pré-tratamento com AL aboliu os episódios de convulsão induzido pela pilocarpina em ratos, provavelmente por meio do aumento das atividades das enzimas AChE e Na+, K+-ATPase no hipocampo de ratos.

glutationa peroxidase; Na+; K+-ATPase; acetilcolinesterase; convulsões; hipocampo


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org