Acessibilidade / Reportar erro

Exames de imagem por tensor de difusão podem mostrar alterações na coluna cervical aparentemente normal em pacientes com esclerose múltipla

Objetivo

Este estudo avalia “in vivo” a integridade da medula espinhal cervical aparentemente normal (MEAN) em pacientes com esclerose múltipla (EM) comparados aos controles, usando a imagem por tensor de difusão.

Métodos

Foram selecionados 32 pacientes com EM e 17 controles. Foram calculadas fração anisotrópica (FA), difusão axial (DA), difusão radial (DR) e difusibilidade média (DM) dentro das regiões de interesse nos níveis C2 e C7 nas quatro colunas da medula espinhal.

Resultados

Em C2, o valor de FA foi reduzido em pacientes com EM. Além disso, o valor da DR se mostrou mais elevado na EM do que nos controles. Em C7, os valores de MD foram maiores na EM.

Conclusão

A MEAN na coluna direita da medula cervical mostrou valores alterados de FA, RD e MD, possivelmente relacionados à desmielinização, uma vez que a alteração de FA está relacionada à DR e não à DA.

imagem por tensor de difusão; esclerose múltipla; medula cervical


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org