Acessibilidade / Reportar erro

Nervo olfatório: de patinho feio a cisne

RESUMO

Antecedentes:

O nervo olfatório nunca foi a estrela do exame neurológico. Pelo contrário, o exame desse nervo craniano é um passo frequentemente ignorado. No entanto, o aumento exponencial de casos de anosmia secundária a COVID-19 o colocou sob os holofotes, tanto em relação á sua função para o ser humano em sociedade, como seu papel no auxílio do diagnóstico de diversas patologias.

Objetivos:

Enfatizar quão importante é examinar o nervo olfatório e compreender as desordens do seu sistema. Ressaltamos pérolas clínicas e erros comuns no exame deste nervo, além dicas que possam auxiliar no diagnóstico de uma série de doenças neurológicas e sistêmicas.

Métodos:

Uma ampla revisão da literatura foi conduzida por meio de busca no PubMed, Cochrane e Google Acadêmico por artigos e livros relacionados aos tópicos do exame físico, fisiologia, anatomia e patologia do nervo olfatório. Não foram utilizados critérios específicos de inclusão ou exclusão.

Resultados:

Foram encontrados 40 artigos itens relacionados na língua inglesa, dentre os quais livros e artigos, tendo sido analisados e selecionados um a um até o total de 20 referências.

Conclusões:

Apesar da tragédia e adversidade trazidas pela pandemia de COVID-19, uma lição clara permanece: o olfato não deve mais ser negligenciado na prática clínica.

Palavras-chave:
Neurologia Clínica; Olfato; Doenças Infecciosas; Nervo Olfatório

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org