Acessibilidade / Reportar erro

In memoriam

IN MEMORIAM

É com profundo pesar que registramos os dez anos de falecimento do preceptor e amigo Libarit Sarían, ocorrido em 6 de abril de 1987, em Campinas - SP, na fase da vida em que atingira o acme de uma brilhante carreira de médico e professor, dominando com maestria os meandros da difícil e apaixonante área da Neurologia e Neurocirurgia. Deixou um hiato dentro da especialidade em nossa cidade, já que era um dos seus mais entusiastas e expressivos cultores.

Libarit era assim: pessoa simples, que falava apenas o necessário, porém o suficiente para demonstrar sua cultura ou defender uma opinião. Educado e sóbrio, pautava sua vida nos moldes dos dons recebidos da herança familiar. Sabia também (e como!) ajudar, orientar e dirigir os colegas mais novos ou veteranos que a ele recorressem. Sempre preocupado com o treinamento dos residentes pautado na formação de um profissional competente, com caráter, ético e humanitário. Muito brincalhão quando arguido sobre algum tema neurocirúrgico por parte dos residentes, sempre tinha uma frase célebre: "livros não mordem". Porém, sempre prestativo em ensinar, nos brindava com suas lições magistrais.

Libarit nasceu em 20 de janeiro de 1940 em São José do Rio Preto - SP, onde fez o curso primário. Realizou o curso ginasial e colegial em Campo Grande - MT. Deixou de estudar nos anos de 1958 a 1960 por motivo de força maior e para ajudar seu pai.

Ingressou na 1ª. Turma da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas em 1963, foi monitor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Prof. Dr. Oswaldo Freitas Julião) durante os anos de 1966 e 1967. Foi estudante estagiário no Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Vera Cruz - Campinas (Dr. Roque José Balbo) no período de agosto de 1964 a dezembro de 1967. Realizou residência em tempo integral no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (Prof. Dr. Aloysio de Mattos Pimenta) durante os anos 1969 e 1970. Em 1971 assumiu as funções de assistente junto ao Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Vera Cruz - Campinas, chefiado pelo Dr. Roque José Balbo. Obteve o Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia em 1972 e, posteriormente, tornou-se Membro Titular dessa sociedade em 1974. Durante sua vida profissional publicou e apresentou vários artigos em congressos.

Participou da criação do Departamento de Neuro-Psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1980, passando posteriormente a ser Professor Adjunto deste Departamento.

Sua falta é sentida e o vazio deixado com sua partida priva nossa especialidade de um dos seus apaixonados cultivadores.

À sua dedicada esposa e incentivadora, nossa colega Mariza Zanatta Sarian, e aos filhos Luiz Otávio Zanatta Sarian, estudante de medicina, e Paulo Henrique Zanatta Sarian, estudante, que herdaram as virtudes que o Pai soube cultivar e em comunhão com os sentimentos nobres que compartilhando com a Mãe lhes transmitiram, a nossa incontida tristeza e a prece a Deus para que, como um bom, ele descanse em paz.

Mauro Augusto de Oliveira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2010
  • Data do Fascículo
    Set 1997
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org