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Testes visuomotores em crianças com estrabismo

Visuomotor tests in children with strabismus

Resumos

Em 43 crianças estrábicas nas quais foi determinado o quociente intelectual foram aplicados os testes visuomotores de Goldstein-Scheerer, Bender-Santucci, lateralidade e estereognosia. Os resultados foram comparados com os obtidos em 44 controles dos mesmos grupos etários e sócio-econômicamente semelhantes. Sugere-se o prosseguimento desta pesquisa com o estudo comparativo entre o teste de Goldstein-Scheerer e o "visual retention test" de Benton (1963) nos quais a análise do fator memória visual pode ser útil para averiguar dificuldades relacionadas com a prontidão para a alfabetização. Sugere-se, também, o estudo de um grupo de crianças em idade escolar com e sem perturbações da motilidade ocular extrínseca para avaliar a influência da escolaridade nos resultados dos testes.


Forty-three children with different forms of strabismus and 44 normal children were submited to the following tests: Terman-Merrill intelligence scale, form L-M; Goldstein-Scheerer stick test; Bender-Santucci graphic perceptive organisation; Zazzo lateral dominance test; Tyson cross-modality matching test. Children with squint exhibited poorer results with the Terman-Merrill, Goldstein-Scheerer and Tyson tests as compared with normal children. The differences found with the other tests were not significant.


Testes visuomotores em crianças com estrabismo

Visuomotor tests in children with strabismus

Jorge Alberto F. CaldeiraI; Beatriz H. Whitaker FerreiraII; Maria Cecilia LapaIII; Maria Antonia LauletaIII

IDisciplina de Oftalmopediatria, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (Professor Paulo Braga de Magalhães), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Professor de Disciplina de Oftalmopediatria

IIDisciplina de Oftalmopediatria, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (Professor Paulo Braga de Magalhães), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Psicóloga

IIIDisciplina de Oftalmopediatria, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (Professor Paulo Braga de Magalhães), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Ortoptista

RESUMO

Em 43 crianças estrábicas nas quais foi determinado o quociente intelectual foram aplicados os testes visuomotores de Goldstein-Scheerer, Bender-Santucci, lateralidade e estereognosia. Os resultados foram comparados com os obtidos em 44 controles dos mesmos grupos etários e sócio-econômicamente semelhantes.

Sugere-se o prosseguimento desta pesquisa com o estudo comparativo entre o teste de Goldstein-Scheerer e o "visual retention test" de Benton (1963) nos quais a análise do fator memória visual pode ser útil para averiguar dificuldades relacionadas com a prontidão para a alfabetização. Sugere-se, também, o estudo de um grupo de crianças em idade escolar com e sem perturbações da motilidade ocular extrínseca para avaliar a influência da escolaridade nos resultados dos testes.

SUMMARY

Forty-three children with different forms of strabismus and 44 normal children were submited to the following tests: Terman-Merrill intelligence scale, form L-M; Goldstein-Scheerer stick test; Bender-Santucci graphic perceptive organisation; Zazzo lateral dominance test; Tyson cross-modality matching test. Children with squint exhibited poorer results with the Terman-Merrill, Goldstein-Scheerer and Tyson tests as compared with normal children. The differences found with the other tests were not significant.

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Clínica Oftalmológica — Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo — Caixa Postal 8091 — São Paulo, SP — Brasil.

Trabalho da Disciplina de Oftalmopediatria, Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (Professor Paulo Braga de Magalhães), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentado ao XV Congresso Brasileiro de Oftalmologia (Porto Alegre) 27 abril-2 maio, 1969

  • 1. ABERCROMBIE, M. L. J. Perceptual Visuomotor Disorders in Cerebral Palsy. The Spastics Society & William Heinemann Medical Books Ltd., London, 1964.
  • 2. BENTON, A. L. The Revised Visual Retention Test. 3rd edition. The Psychological Corporation, New York, 1963.
  • 3. DOUGLAS, A. The role of brain damage in the aetiology of squint. In Smith, V. H. ed. Visual Disorders and Cerebral Palsy. The National Society & William Heinemann Medical Books Ltd., London, 1963.
  • 4. DUKE-ELDER, W. S. Text-book of Ophthalmology. Henry Kimpton, London, 1949, vol. 4.
  • 5. MONFRAIX, C.; TARDIEU, G. & TARDIEU, C. Disturbances of manual perception in children with cerebral palsy. Cerebral Palsy Bull. 3:544, 1961.
  • 6. TAYLOR, E. M. Psychological Appraisal of Children with Cerebral Defects. Harvard University Press, Cambridge, 1959.
  • 7. TERMAN, L. M. & MERRILL, M. A. Stanford-Binet Intelligence Scale. Houghton Mifflin Co., Boston, 1962.
  • 8. ZAZZO, R. Manual para el Examen Psicológico del Nińo. Editorial Kapelusz, Buenos Aires, 1963.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Set 1970
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