Acessibilidade / Reportar erro

Exame cognitivo de Addenbrooke III: utilidade diagnóstica para detectar comprometimento cognitivo leve e demência na doença de Parkinson

Resumo

Antecedentes

O déficit cognitivo na doença de Parkinson (DP) é uma importante causa de incapacidade funcional nestes pacientes e a detecção precoce, com instrumentos sensíveis, pode contribuir para o acompanhamento longitudinal.

Objetivo

Investigar a acurácia diagnóstica, sensibilidade e especificidade do Exame Cognitivo de Addenbrooke-II em pacientes com DP, usando uma bateria neuropsicológica ampla como método de referência.

Métodos

Estudo transversal, observacional, caso-controle. Local: serviço de reabilitação. Um total de 150 pacientes e 60 controles saudáveis pareados por idade, sexo e escolaridade. Para avaliação do nível I, foi utilizada a Addenbrooke Cognitive Examination (ACE-III). A avaliação do nível II utilizou o exame neuropsicológico, com testes padronizados para esta população. Todos os pacientes estavam na fase “on” da medicação. A acurácia diagnóstica da bateria foi investigada por meio da análise do receiver operating characteristic (ROC, na sigla em inglês).

Resultados

O grupo clínico foi dividido em 3 subgrupos: cognição normal na DP (CN-DP-16%), comprometimento cognitivo leve devido à DP (CCL-DP-69,33%) e demência devido à DP (D-DP-14,66%). As notas de corte ideais da ACE-III para detectar CCL-DP e D-DP foram 85/100 (sensibilidade 58,65%, especificidade 60%) e 81/100 pontos (sensibilidade 77,27%, especificidade 78,33%), respectivamente. A idade associou-se inversamente com o desempenho dos escores (totais e domínios da ACE-III), enquanto a faixa de escolaridade apresentou correlação significativamente positiva no desempenho destes escores.

Conclusões

A ACE-III é uma bateria útil para avaliação de domínios cognitivos e diferenciar indivíduos com CCL-DP e D-DP de controles saudáveis. Pesquisas futuras, em ambiente comunitário, são necessárias para fornecer capacidade discriminatória da ACE-III nos diferentes estágios da demência.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Disfunção Cognitiva; Demência; Testes Neuropsicológicos

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org