Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do turno de trabalho alternado em controladores de tráfego aéreo e relação com sonolência diurna excessiva e estresse

RESUMO

Objetivo:

Avaliar sintomas de estresse e sonolência diurna excessiva (SDE) em controladores de tráfego aéreo (CTA) do Brasil.

Métodos:

Participaram 52 controladores pertencentes a 3 órgãos de controle de tráfego aéreo, denominados de A, B e C. Os sintomas de estresse, foram avaliados pelo Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos, a SDE pela Escala de Sonolência Epworth.

Resultados:

76,9% da amostra são do sexo masculino, com média de idade de 37 anos. SDE foi identificada em 25% dos controladores, desses 84,6%, pertencem aos órgãos de controle de tráfego aéreo A, caracterizado por maior movimento de aeronaves, funcionamento 24 horas e escala de serviço em turnos alternantes. Um total de 16% dos controladores apresentam sintomas de estresse, desses, 62% mostraram o predomínio de sintomas físicos.

Conclusão:

A porcentagem elevada de CTA com SDE identificada no grupo A pode estar relacionada a cronodisrupção devido ao trabalho noturno e alternado.

Palavras-chave:
distúrbios do sono por sonolência excessiva; carga de trabalho; estresse fisiológico; estresse psicológico

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org