Open-access INJEÇÃO LOCAL DE CÉLULAS TRONCO DE POLPA DENTÁRIA HUMANA PARA TRATAMENTO DA NECROSE AVASCULAR JUVENIL DA CABEÇA FEMORAL: RESULTADOS PRELIMINARES EM PORCOS IMATUROS

RESUMO

Introdução:  A doença de Legg-Calvé-Perthes é uma das principais causas de deformidades do quadril na infância. Pesquisas atuais exploram terapias biológicas, incluindo células-tronco da polpa dentária humana (CTPDh), cujos efeitos ainda não foram estudados em modelos suínos. Este estudo avalia se injeções locais de CTPDh promovem a mineralização óssea em um modelo experimental de necrose avascular da cabeça femoral no porco imaturo.

Métodos:  Dez porcos imaturos foram submetidos à osteonecrose induzida cirurgicamente na epífise femoral proximal do lado direito. O grupo de intervenção (GI) recebeu injeções de CTPDh, enquanto o grupo controle (GC) não recebeu tratamento adicional. Os quadris esquerdos serviram como controles. Após oito semanas, todos os animais foram submetidos à eutanásia e foram realizadas avaliações macroscópicas, radiográficas e histológicas.

Resultados:  A mineralização óssea foi maior no GI do que no GC (p = 0,0356), com aumento da mineralização de 77,78% após a injeção de CTPDh. O GI apresentou maior colapso da cabeça femoral (p < 0,001) e maior chance de a cabeça apresentar um formato plano (p = 0,049).

Conclusão:  As injeções de CTPDh aumentam a mineralização óssea nos quadris de porcos imaturos submetidos a osteonecrose isquêmica, mas levam a maior deformidade da cabeça femoral. Nível de evidência IV, Série de Casos.

Palavras-chave:
Doença De Legg-Calvé Perthes; Isquemia; Modelos Animais; Suínos; Polpa Dentária; Células-Tronco; Tratamento Biológico

location_on
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro