Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DA BIÓPSIA DE TECIDOS PERIARTICULARES E DO ASPIRADO ARTICULAR NO DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES PERIPROTÉTICAS DO QUADRIL: ESTUDO TRANSVERSAL

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo dos métodos diagnósticos aspirado articular pré-operatório (AAPO), biópsia percutânea de tecidos periarticulares (BPTP) e ambos associados na infecção pós-artroplastia total de quadril (IPATQ).

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal (Nível de Evidência II) com coleta prospectiva de dados obtidos de 29 pacientes submetidos a AAPO com BPTP no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia durante o período de setembro de 2015 à janeiro de 2016. Foram comparados os resultados das análises microbiológicas dos espécimes obtidos por meio da BPTP e do AAPO com os obtidos intraoperatoriamente nas cirurgias subsequentes de revisão das artroplastias.

Resultados:

Encontramos uma sensibilidade da AAPO, BPTP e ambos, respectivamente de 78%, 73%, 89%, uma especificidade de 72%, 90%, 94% e uma acurácia de 76%, 80%, 90%.

Conclusões:

O procedimento de AAPO com BPTP para diagnóstico de infecção periprotética de quadril é sensível, específico e eficaz. Nível de Evidência II, Estudo Transversal Prospectivo.

Descritores:
Artroplastia de Quadril; Injeções Intra-Articulares; Biópsia Líquida; Diagnóstico; Infecção

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br