Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DE CASOS DE ANOMALIA CONGÊNITA DO MEMBRO SUPERIOR EM SERVIÇO AMBULATORIAL DE REFERÊNCIA

RESUMO

Objetivo:

O perfil epidemiológico das anomalias congênitas dos membros superiores (ACMS) é de suma relevância para monitoramento e planejamento. Um estudo nesse sentido pode revelar se há prevalência de algum tipo específico de malformação em comparação com amostra epidemiológica mais abrangente. O Estudo Colaborativo Latino Americano de Malformação Congênita (ECLAMC) tem uma extensa base de dados, que serve como excelente fonte de comparação. Este estudo tem por escopo avaliar o levantamento da casuística das ACMS no serviço de cirurgia da mão do Hospital Federal da Lagoa (HFL) e compará-la aos dados do ECLAMC.

Métodos:

Foi realizada uma análise retrospectiva dos pacientes atendidos no ambulatório infantil de cirurgia da mão. O universo amostral foi de 126 pacientes (sendo que 4 pacientes apresentavam 2 anomalias simultaneamente), totalizando 130 malformações.

Resultados:

Demonstrou-se que as patologias que puderam ser comparadas têm percentuais de incidência significativamente semelhantes. Cabe ressalvar as polidactilias (pré e pós-axiais), em que o percentil de incidência no ECLAMC foi maior.

Conclusão:

Este estudo evidenciou que o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos neste hospital foi equivalente ao encontrado na base de dados do ECLAMC. Nível de evidência III, Estudo epidemiológico retrospectivo.

Descritores:
Epidemiología; Membros superiores; Anormalidades congênitas; Deformidades da mão

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br