RESUMO
Objetivo: Ampliar o conhecimento existente sobre os parâmetros da marcha em uma população saudável utilizando um baropodômetro e garantir a confiabilidade do equipamento.
Métodos. Estudo transversal com análise cinquenta adultos saudáveis, com idades entre 24 e 65 anos. Os parâmetros foram coletados de ambos os lados, em pelo menos cinco passos válidos. Teste de Wilcoxon foi realizado e o Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) para as medições estáticas e dinâmicas foi obtido com 95% de confiança e valor de p de 0,005.
Resultados. A confiabilidade da plataforma foi superior a 0,7 em todos os parâmetros, tanto na análise estática quanto dinâmica. Todos os parâmetros apresentaram uma diferença inferior a 10% em relação à estimativa da média nos cinco testes realizados.
Discussão. A confiabilidade da plataforma mostrou valores de ICC moderados a altos, indicando que, sob condições de hardware e software similares, plataformas de diferentes fabricantes podem gerar resultados comparáveis. O ICC do PTI foi menor que o das outras variáveis, possivelmente devido a diferenças fisiológicas na postura, que afetam a velocidade da marcha.
Conclusão. O baropodometro de um fabricante Baroscan® (HS Tecnology, Brasil) é uma ferramenta confiável para análise da marcha em indivíduos saudáveis descalços. Nível de Evidência III; Estudo Transversal.
Descritores:
Análise da Marcha; Pé; Reprodutibilidade dos Testes