Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO BIOMECÂNICA DE PLACA ÓSSEA MEDIAL VERSUS LATERAL EM FRATURAS DO FÊMUR

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi determinar se o lado de aplicação da placa em si afeta a estabilidade mecânica da fixação. A questão específica abordada é se a aplicação da placa lateral ou medial é melhor ou não em termos biomecânicos para o tratamento das fraturas da diáfise distal do fêmur.

Métodos:

A estabilidade e a rigidez da placa medial com relação à lateral, convencional na diáfise distal do fêmur, foram medidas pela análise das forças de carga axial que levam à falha do implante. Sessenta fêmures sintéticos foram testados em flexão fisiológica, para calcular a tolerância e a carga final para o deslocamento após a fixação das fraturas diafisárias distais do fêmur com placa medial ou lateral. A carga axial foi aplicada às amostras usando máquina de teste uniaxial.

Resultados:

Verificou-se maior deformação do implante no grupo de placa lateral – diferença com significância estatística.

Conclusão:

Constatou-se que a placa medial era tão rígida quanto a lateral. A placa medial pode ser uma opção de tratamento razoável e segura em casos selecionados. Nível de evidência I, Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Fraturas do fêmur; Placas ósseas; Estresse mecânico

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br