Open-access PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS BRASILEIRAS PARA A CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA NO TRATAMENTO DO HÁLUX VALGO

RESUMO

Objetivo:  Avaliar as tendências da cirurgia corretiva para o hálux valgo no Brasil, com foco nas técnicas minimamente invasivas, independentemente da geração.

Métodos:  As informações foram obtidas por meio de um questionário, utilizando a ferramenta "Survey", a ortopedistas de Pé e tornozelo; realizada pelo Serviço de Ortopedia e Traumatologia do IAMSPE. Os desfechos foram mensurados e avaliados por meio de tabelas e incidência. Foram avaliados dados de 54 médicos ortopedistas, independentemente, da técnica cirúrgica utilizada para correção do hallux valgo.

Resultados:  Observou-se uma tendência de preferência pela técnica minimamente invasiva, devido aos melhores desfechos clínicos e à reabilitação precoce.

Conclusão:  Há necessidade de estudo e aprofundamento da técnica minimamente invasiva para o tratamento do hálux valgo, considerando que esta vem se tornando o principal método de escolha para o tratamento dessa condição. Nível de Evidência IV; Série de Casos.

Descritores:
Hallux Valgus; Difusão de Inovações; Capacitação Profissional

location_on
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro