Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE PRÉ-OPERATÓRIA DE ACHADOS RADIOGRÁFICOS EM 516 PACIENTES COM DEFORMIDADE DE HALLUX VALGUS

RESUMO

Objetivo:

Este é um estudo descritivo para relatar nosso método de correção cirúrgica para pacientes com deformidades de hálux valgo.

Métodos:

De 2006 a 2012, 516 pacientes consecutivos (601 pés) com deformidade de hálux valgo foram tratados cirurgicamente em nosso departamento, depois que os tratamentos conservadores foram esgotados. O ângulo do hálux valgo, o ângulo intermetatarsal, o ângulo articular metatarsal distal e o grau de osteoartrite da primeira articulação metatarsofalângica foram medidos em radiografias pré-operatórias simples do antepé com apoio de peso.

Resultados:

Os pacientes jovens com desvio intermetatarsal grave foram submetidos à combinação de osteotomia distal e proximal do primeiro metatarso (n = 21). Os pacientes com desvio intermetatarsal menor foram submetidos a osteotomia de Chevron no metatarso distal (n = 196), enquanto que os pacientes com desvio intermetatarsal grave e deformidades menos flexíveis e sem osteoartrite foram submetidos a osteotomia da base do metatarso com um procedimento distal no tecido mole (n = 173). Nos pacientes idosos ativos com osteoartrite na primeira articulação metatarsofalângica realizou-se artrodese (n = 100) ou artroplastia de ressecção (n = 58).

Conclusão:

Determinar alguns ângulos com radiografias simples do antepé com apoio de peso em combinação com idade e nível de atividade dos pacientes pode ajudar e simplificar o método de correção cirúrgica, usando o esquema que desenvolvemos. Nível de Evidência IV, Série de casos.

Descritores:
Hallux Valgus; Radiografia; Reoperação

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br