Acessibilidade / Reportar erro

DENSIDADE MINERAL ÓSSEA E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE IDOSOS CORREDORES: FOLLOW-UP DE SEIS ANOS

RESUMO

Objetivo:

Acompanhar a densidade mineral óssea (DMO) e a composição corporal, ao longo de seis anos, em idosos corredores de longa distância.

Métodos:

analisamos os prontuários médicos de um grupo de atletas idosos, corredores de longa distância, participantes do Grupo de Ortogeriatria do IOT-HC-FMUSP, e reunimos todos os atletas que tiveram a DMO avaliada no ano de 2001 e de 2007, sendo destes, 11 prontuários selecionados. Critérios de inclusão: ser corredor de longa distância; não parar de correr ao longo dos seis anos e ter os dois exames de DMO e composição corporal avaliados. A composição corporal foi avaliada por meio de densitometria óssea, com uma dupla energia de absorção de raios-X (DEXA), em um aparelho LUNAR-DPX.

Resultados:

Ao longo dos seis anos, a composição corpórea se manteve estável, havendo apenas um aumento significante na gordura expressa em (%) (p=0,003).

Conclusão:

A corrida de longa distância parece conservar a DMO de idosos corredores, porém com aumento de gordura. Nível do Evidência II; Estudos prognósticos - Investigação do efeito de características de um paciente sobre o desfecho da doença.

Descritores:
Densidade mineral óssea; Composição corporal; Corrida; Idosos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br